quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Você sabe por que a folha de louro não pode faltar na maniçoba?



Como é do conhecimento geral, a maniçoba é uma iguaria preparada com a maniva (folhas moídas de mandioca) e carne suína, entre outras. É temperada com alho, sal, pimenta e louro. Detalhe importante: a presença do louro na maniçoba não tem apenas a função de temperar, mas também medicinal, devido ao seu alto poder antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, diurético e adstringente.

Segundo Miguel de Paula, que tem formação em cozinha regional, existem vários tipos de mandioca, mas os principais são a mandioca-doce e a mandioca-brava (amarga). Essa diferenciação acontece de acordo com o nível de ácido cianídrico, que é venenoso e precisa ser destruído pelo calor do cozimento. “Na hora de comprar a maniva, é quase impossível saber de que tipo de mandioca ela foi extraída. E isso requer cuidados extras no preparo e consumo da maniçoba, entre os quais, adicionar bastante folhas de louro”, esclarece.

Segundo o site Segundo o site dicassobresaude.com, além de serem usadas em perfumaria e na culinária, as folhas de louro têm a vantagem de repelir moscas, traças, ratos etc.. Têm também propriedades medicinais e são conhecidas por suas qualidades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, diuréticas e adstringentes. O louro tem uma extraordinária capacidade de distinguir as bactérias prejudiciais e as benéficas do corpo. Seu óleo é utilizado para o tratamento de várias doenças.

As várias vantagens da folha de louro podem ser atribuídas ao seu rico valor nutricional. As folhas são ricas em vitaminas, bem como em cobre, potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro, selênio e manganésio. Elas também contêm fitoquímicos essenciais e óleos voláteis.

Folhas de louro podem ser eficazes no tratamento de diabetes tipo 2, pois provocam a redução da glicose no sangue, o colesterol e os níveis de triglicéridos. Isso vai causar uma queda nos níveis de açúcar no corpo, bem como contribuir para o funcionamento do seu coração. Isso ocorre porque os antioxidantes da folha de louro permitem que o corpo processe a insulina de forma mais eficiente, tornando-se, assim, uma boa escolha para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

As folhas de louro são boas para promover a digestão e podem tratar distúrbios digestivos como azia e flatulência. Beber o chá de folha de louro pode aliviar distúrbios digestivos comuns, como constipação, refluxo ácido e movimentos intestinais irregulares. Elas também contêm enzimas que permitem a degradação de proteínas, tornando-se assim um excelente tempero para dietas não vegetarianas.

Em caso de indigestão e inchaço, você deve usar 5 gramas de folhas de louro, adicionar um pedaço de gengibre e ferver isto em 200 ml de água, por 5 minutos. Adicione um pouco de mel e consuma este remédio caseiro duas vezes por dia. Elas também atuam como estimulantes do apetite.

Os fitonutrientes poderosos da folha de louro fornecem proteção contra doenças cardiovasculares tais como ataques cardíacos e derrames. Elas contêm compostos valiosos, como a rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes que impulsionam a saúde do coração e melhoram a função cardíaca. Em caso de doenças cardíacas e ansiedade, ferva 3 gramas de folhas de louro em 300 ml de água, por 5 minutos. Coe e beba essa mistura para o alívio.

Folhas de louro são eficazes na luta contra os sintomas de resfriado, gripe e infecções. Em caso de problemas respiratórios, ferva a água e adicione 2 a 3 folhas de louro. Deixe-a repousar durante 10 minutos. Molhe um pano nesta água morna e coloque em seu peito para aliviar a gripe, resfriado e tosse. O chá de folhas de louro é eficaz na redução da febre.

O óleo extraído da folha de louro tem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a dor resultante de entorses, distensões, artrite, reumatismo, bem como dores gerais. Massagear seus templos com óleo de folha de louro ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ele também estimula a circulação e promove uma sensação de bem-estar.

Em caso de dor nas articulações, você pode fazer um cataplasma de folhas de louro e cúrcuma, e amarrá-lo em torno das articulações inflamadas para reduzir a dor e inchaço. Em caso de dor de cabeça, você pode ferver algumas folhas de louro na água por alguns minutos. Coe e beba essa mistura.

A folha de louro proporcionam resistência contra diferentes tipos de câncer, por conter ácido cafeico, quercetina, catequina e euganol, os quais possuem propriedades de químio-protetoras. Elas contêm também um fitonutriente chamado partenólido, que tem mostrado conter especificamente a proliferação de células de câncer cervical.

As folhas de louro podem induzir a menstruação regular e normal quando tomadas por via oral. Elas também têm a propriedade de curar corrimento vaginal.

As folhas de louro são um ótimo repelente de insetos, pois contêm ácido láurico. Um prato de folhas de louro irá repelir insetos. Um creme feito de folhas esmagadas e um pouco de óleo de louro alivia picadas e mordidas quando aplicado topicamente.

Folhas de louro ajudam no tratamento de infecções nos rins e até mesmo pedras nos rins. Para este efeito, ferva 5 gramas folhas de louro em 200 ml de água até que 50 ml de água permaneça. Coe e beba isso duas vezes por dia.

A lavagem feita a partir de folhas de louro infundidas é eficaz no tratamento da caspa. O chá dessas folhas é considerado um ótimo remédio para queda de cabelo. O óleo de folha de louro é um tônico para o cabelo que combate eficazmente a caspa e queda de cabelo.

Consumir chá de folhas de louro na hora de dormir ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, para que você possa descansar adequadamente.

Para se livrar de piolhos, ferva cerca de 50 gramas de folhas de louro esmagadas em 400 ml de água até que o volume de água reduza para 100 ml. Coe a água, deixe esfriar e aplique sobre as raízes do cabelo. Deixe-a por 3 a 4 horas e lave. Isto irá remover os piolhos de forma eficaz.

-------------------------------------------------------------------------------- 


PENSE NISSO

“A ambição é o último recurso do fracassado.”

Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário