Aquele perfil que cobra e que retém as informações para si
está com os dias contados! O líder do futuro deve ter a visão estratégica da
corporação e ao mesmo tempo ter habilidades para desenvolver talentos e liderar
sua equipe em direção aos melhores resultados.
O líder deve compartilhar os conhecimentos, as informações,
os dados que teve acesso para proporcionar crescimento para os colaboradores
por meio de uma atuação estratégica.
O líder deve orientar a equipe para que eles conduzam as
suas funções com base nas normas éticas. É preciso manter as relações com
fornecedores, clientes, colaboradores e outros públicos de contato de maneira
saudável, sustentável, ou seja, ética.
Reconhecer e incentivar o melhor de cada profissional é uma
das características principais, porque ao se considerar as habilidades
individuais é possível impulsionar a geração de ideias inovadoras, a busca de
novas soluções e, essa conduta melhora os resultados das equipes e das
empresas. Todas as corporações precisam de líderes que possam revelar talentos
e aproveitar o potencial de cada um deles da melhor maneira.
Os profissionais precisam perceber um elo entre o que o
líder diz e o que ele pratica. Aquele líder que cobra, mas age de uma maneira
contrária ao que pede para a equipe, perde a credibilidade dos liderados e dos
colegas. É preciso ser exemplo! Agir da forma correta é, antes de mais nada,
deixar claro os valores profissionais, o respeito com o outro e ter equidade
com o time.
É essencial que o líder crie pontos de conexão com os
profissionais da equipe e estabeleça condições para que todos possam ter acesso
a todos os departamentos da empresa. Isso para estimular a integração com
profissionais de outras áreas para desenvolver o conhecimento técnico e
entender o funcionamento da empresa. Essa experiência garante um profissional
maduro, consciente das limitações e dos desafios para buscar oportunidades no
dia a dia.
Ouvir é uma forma de conhecer os profissionais e identificar
os potenciais de cada um. Além disso, o líder deve levar em consideração que
ouvir é uma maneira de manter-se atualizado, já que o time está em contato
direto com a execução das tarefas e com outros interlocutores da empresa – o
que gera uma vivência prática das funções do departamento.
As organizações enfrentam desafios e precisam ser cada vez
mais competitivas e, para vencer os desafios, as pessoas são o impulsionador
das mudanças e resultados.
SAIBA MAIS: Ahgora Sistemas
PENSE NISSO
Sugestão da assistente social Rose Balduina
“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz
ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade”.
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