quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Você sabe quais as qualidades exigidas de um líder no mercado de trabalho?



 O ambiente de trabalho está mudando e as organizações refletem essas mudanças no dia a dia e nas relações entre líderes e liderados. Segundo o CEO da Ahgora Sistemas, Lázaro Malta, essa transformação também impacta diretamente no perfil buscado pelas empresas atualmente, que procuram profissionais com visão estratégica e com habilidades de gestão de pessoas. “Para gerenciar talentos com eficácia, os líderes necessitam ter e desenvolver habilidades diferenciadas”, explica o especialista. Confira as dicas.

Aquele perfil que cobra e que retém as informações para si está com os dias contados! O líder do futuro deve ter a visão estratégica da corporação e ao mesmo tempo ter habilidades para desenvolver talentos e liderar sua equipe em direção aos melhores resultados.

O líder deve compartilhar os conhecimentos, as informações, os dados que teve acesso para proporcionar crescimento para os colaboradores por meio de uma atuação estratégica.

O líder deve orientar a equipe para que eles conduzam as suas funções com base nas normas éticas. É preciso manter as relações com fornecedores, clientes, colaboradores e outros públicos de contato de maneira saudável, sustentável, ou seja, ética.

Reconhecer e incentivar o melhor de cada profissional é uma das características principais, porque ao se considerar as habilidades individuais é possível impulsionar a geração de ideias inovadoras, a busca de novas soluções e, essa conduta melhora os resultados das equipes e das empresas. Todas as corporações precisam de líderes que possam revelar talentos e aproveitar o potencial de cada um deles da melhor maneira.

Os profissionais precisam perceber um elo entre o que o líder diz e o que ele pratica. Aquele líder que cobra, mas age de uma maneira contrária ao que pede para a equipe, perde a credibilidade dos liderados e dos colegas. É preciso ser exemplo! Agir da forma correta é, antes de mais nada, deixar claro os valores profissionais, o respeito com o outro e ter equidade com o time.

É essencial que o líder crie pontos de conexão com os profissionais da equipe e estabeleça condições para que todos possam ter acesso a todos os departamentos da empresa. Isso para estimular a integração com profissionais de outras áreas para desenvolver o conhecimento técnico e entender o funcionamento da empresa. Essa experiência garante um profissional maduro, consciente das limitações e dos desafios para buscar oportunidades no dia a dia.

Ouvir é uma forma de conhecer os profissionais e identificar os potenciais de cada um. Além disso, o líder deve levar em consideração que ouvir é uma maneira de manter-se atualizado, já que o time está em contato direto com a execução das tarefas e com outros interlocutores da empresa – o que gera uma vivência prática das funções do departamento.

As organizações enfrentam desafios e precisam ser cada vez mais competitivas e, para vencer os desafios, as pessoas são o impulsionador das mudanças e resultados.

SAIBA MAIS: Ahgora Sistemas

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PENSE NISSO

Sugestão da assistente social Rose Balduina

“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade”.

Friedrich Nietzsche

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