quinta-feira, 21 de junho de 2018

Reserve um tempinho do dia só para você



O modo de vida moderno nos impõe relacionamentos constantes e muitas vezes estressantes. Segundo o líder espiritual japonês Ryuho Okwa, autor do livro “Milagre da Meditação”, evitar o contato direto com outras pessoas em algum momento do dia é uma das maneiras básicas e eficazes de conseguir uma mente calma e imperturbável. Facilita manter a paz mental. Reflita sobre algumas considerações de Ryuho Okwa.


A solidão nos torna menos suscetíveis às energias mentais de outras pessoas. Não sem motivo, desde os tempos antigos, praticantes de religião possuem o hábito de buscar isolamento. Passar um tempo sozinho é essencial para os iniciantes na meditação.

Mas a maioria das pessoas tem uma rotina muito agitada. A solidão nem sempre é uma opção possível na vida frenética do nosso tempo. Quanto mais capazes e mais reconhecidos somos dentro da sociedade, mais complexa fica a nossa vida.

Vivemos numa era que requer de nós a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. E à medida que as pessoas se tornam bem-sucedidas ficam cada vez mais ocupadas.

O que devem fazer se não têm como reservar um tempo para ficar sozinhas? Se não há como evitar o contato com os outros nem se livrar das influências externas, há apenas uma maneira de manter a serenidade interior: o autocontrole frente à realidade que nos cerca.

Não há nada que possamos fazer em relação ao que os outros pensam e fazem. Tudo o que podemos fazer é escolher de que modo (sereno ou intempestivo) vamos interpretar as palavras e ações das pessoas.

É essa disciplina espiritual que você pode praticar para manter uma mente harmoniosa no decorrer de seu dia tão ocupado. E, quando puder, reserve um tempinho para fazer uma introspecção e repassar tudo o que pensa e sente.

-----------------------------------------------------------------

PENSE NISSO


DA FELICIDADE

“Quantas vezes a gente, em busca da ventura, procede tal e qual o avozinho infeliz: em vão, por toda parte, os óculos procura tendo-os na ponta do nariz!”

Mario Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário