quarta-feira, 6 de junho de 2018

Você sabe quais são as técnicas de negociação para firmar acordos com mais sucesso?



Comprar um carro, matricular os filhos na escola, ir ao supermercado ou participar de processos seletivos de vagas de emprego. Todas essas ações envolvem negociação, direta ou indiretamente. Mas, viver uma situação como essa não quer dizer que as pessoas têm essa habilidade bem desenvolvida.
Segundo o professor Lucas Silveira, da Descola, que ministra o curso 'Vender, comprar, ganhar: Técnicas e Ferramentas de Negociação', todos nós somos negociadores, não apenas aqueles que possuem um cargo comercial em uma grande empresa. "Queremos desmistificar que essa característica é um dom, e trazer informações fundamentais para quem está tentando algo nesse sentido tanto na vida pessoal ou profissional, além de mostrar como algumas ferramentas podem funcionar não somente para grandes negociações, mas também para quem precisa conversar sobre um aumento no prazo de pagamento do aluguel ou um desconto na loja do shopping", explica o professor. Confira as dicas do especialista.

Jamais faça a escolha dos tolos: Muitas pessoas acham que é preciso escolher entre dizer a verdade ou manter um amigo. No momento em que alguém coloca isso como uma escolha, está fazendo a escolha dos tolos. É preciso quebrar isso desde início, pensando como é possível dizer a verdade e, ainda assim, manter uma amizade.

Crie conexões: Criar conexões com a outra pessoa é a principal forma de conseguir o que se quer. É preciso ter um elo inconsciente com a outra parte, inclusive utilizando a parte emocional de cada um. Esse ponto é tão importante que, segundo Joseph LeDoux, neurocientista e diretor do "Brain Institute" em Nova York, mais de 90% das negociações acontecem por conta da conexão. Lembre-se também que pessoas gostam de ser escutadas. Dessa forma, é preciso ouvir e perguntar, no mesmo grau de atenção, sempre.

Faça perguntas abertas: Quando você faz uma pergunta fechada, a resposta poderá ser um simples "sim" ou "não", e a conversa encerrará naquele momento. Utilize, preferencialmente, perguntas abertas para que a outra parte possa abrir um leque de possibilidades ao falar coisas que você poderia nem imaginar. As melhores formas de fazer perguntas abertas são com: Como, O que, Por que?

Faça um framework e esteja preparado: Desenhe todos objetivos, barreiras e informações que possam influenciar a negociação. Esteja preparado para todas as situações e saiba qual é o seu BATNA (Best Alternative to a Negotiated Agreement), ou seja, a melhor alternativa de negociação.

Utilize os contrastes: Sempre que existem tem duas situações, apresentadas em sequência e em níveis diferentes, o cérebro tenderá a achar que a diferença é maior do que realmente é. Por isso, uma alternativa é apresentar uma situação antes da que realmente quer, para que a sua seja amplificada e mais atraente.

-------------------------------------------------------------------------------- 

PENSE NISSO

“As academias coroam com igual zelo o talento e a ausência dele”.

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário