quinta-feira, 15 de julho de 2021

Você sabe o que fazer se sofrer um acidente de trânsito ao dirigir?


  

Quando menos espera, você se vê incluído em um acidente de trânsito. Situação que afeta não só motoristas, mas também passageiros dos automóveis envolvidos e até outras pessoas na área de abrangência do sinistro. Instalam-se então o pânico e a dúvida: como proceder nesses momentos, de forma a preservar a vida e manter a garantis de direitos e deveres? Em primeiro lugar, por mais difícil que pareça, é preciso ser proativo, manter a calma e a cordialidade. Confira as dicas de especialistas. 

Se houver vítimas a socorrer, o procedimento correto é, independentemente da gravidade, ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192, e sinalizar a batida. A polícia deve ser acionada sempre que alguém se machucar. Confira as dicas.

 

Não havendo vítimas, o procedimento correto é tentar retirar os veículos das vias, liberando o trânsito. Se não for possível, é preciso sinalizar o local do acidente preferencialmente com o triângulo de alerta.

 

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), deixar de remover o automóvel quando possível é uma infração média e, como tal, tem como consequência uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor responsável.

 

Tire fotos da frente, da traseira e das laterais dos veículos envolvidos, destacando as áreas atingidas. Também faça fotos da via aonde ocorreu o acidente.

 

Se possível anote detalhes como: o perímetro e o número de um imóvel próximo; nomes, telefones e endereços dos motoristas envolvidos, além das placas dos veículos sinistrados.

 

Faça um Boletim de Ocorrência (pode ser em uma Delegacia Virtual da Polícia Civil). Depois acesse, no site do Detran, o campo VEÍCULO - DECLARAÇÃO DE ACIDENTE e faça o registro do fato ocorrido.

 

No site do Detran é disponibilizado um aplicativo, o BOAT (Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito), onde as pessoas podem registrar o acidente. O aplicativo dispõe de ferramentas para que sejam anexados dados como fotos, vídeos e relatar aonde foi o local da colisão, se houve avanço de sinal ou de preferencial, se há ausência de sinalização, e etc.

 

Se não houver acordo entre as partes, a pessoa pode requerer uma cópia do registro feito no BOAT/Detran para efeito de ação judicial para requer indenização de danos.

 

É a Semob que tem a competência legal para fazer o BOAT presencial, sendo preciso primeiro ligar para o número 190, para registrar a ocorrência, mas o órgão não tem realizado esse tipo de serviço, que é previsto em resolução do Conselho Estadual de Trânsito aprovada no ano de 2000.

 

 

 

PENSE NISSO

 

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação".

 

Oscar Wilde

 

 

 


 NOTAS

 


 

HAPPY HOUR



Arlindo Guimarães e Arcelino Lobato em momento de relax no happy hour da cervejaria da Estação.

 

 

 

MESÁRIO



Os médicos Cristina e Ronaldo Alves curtindo o sétimo mesário no netinho João Felipe.

 

 

 

FAST ESCOVINHA



Lucca Teixeira e Tônia Mendes com Andressa e Laura Malcher conheceram as instalações do Fast Escovinha Batista Campos.


 

 

RUSTY NA ILHA



Fafá de Belém e sua filha Mariana Belém estiveram no Rusty Na Ilha e foram recebidas pelo jornalista Jeferson Höenisch, que gerencia o restaurante localizado na Ilha das Onças, em Barcarena.

 

 

 

CASAL FELIZ

 


O cirurgião plástico Daniel Soares e esposa Elisa aguardam com entusiasmo o nascimento da filha Ana Beatriz.

 

 

 

MICHELLY


 

A consultora jurídica da Secretaria de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Michelly Alcântara de Mendonça, é a aniversariante desta sexta. Passará a data em Fortaleza na companhia do esposo e da filha.

 

 

  

ACONTECE

 

  

 

DOING BUSINESS 

O advogado tributarista paraense Márcio Maués deu importante contribuição na edição de junho do Doing Business Subnacional Brasil 2021, estudo com informações sobre o cenário de negócios e empreendedorismo para pequenas e médias empresas no Brasil. O Pará se destaca como o estado onde é mais fácil abrir novas empresas. 

 


 

BIOMÉDICAS


 

As jovens Mayra Bezerra, Juliana Almeida e Catarina Carvalho são as mais novas biomédicas do Pará. As comemorações serão em família. A foto é de Kalife Lafayette.

 

 

 

PEDAGOGIA


 

A graduação em Pedagogia é mais um sonho realizado por Raimunda Pinheiro. Parabéns! 

Um comentário:

  1. Muito bom te ver por aqui, William. Gosto da tua Coluna, eclética e bem arejada em termos de diversificação e diagramação.

    ResponderExcluir