quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Etiqueta empresarial pode salvar seu emprego e garantir promoção


 

É comum as pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, não tendo a real noção do quanto é importante que profissionais possuam esse tipo de preparo. Assim, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa. Segundo Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Veja algumas dicas de etiqueta empresarial.

 

Você já reparou que, muitas vezes, pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras (nem tão competentes assim) permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira? Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.

 

A vestimenta diz muito para as outras pessoas. Assim, é recomendável usar roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade.

 

Tome cuidados com a higiene pessoal. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, seja sempre cordial e prestativo, já em um primeiro contato.

 

Saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.

 

Ao entrar em um local, peça licença. Busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

 

Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando. Não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

 

Mantenha uma postura correta. Não cruze os braços. Evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém, ereto e de forma adequada.

 

Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa. Mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

 

Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.

 

Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.

 

Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você.

 

Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

 

Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.


 


PENSE NISSO



 “A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas”.


Carlos Drummond de Andrade 




NOTAS 



 


MARIA RITA DIAS



Quem floresce em idade nova, nesta sexta-feira, é a encantadora Maria Rita Dias. O aniversário de 18 anos de plena juventude será comemorado em família, ao lado dos pais Francisco e Iracema Dias. Parabéns!


 


LOURDES SALOMÃO



A empresária de gastronomia Lourdes Salomão ainda recebe felicitações pelo seu niver, transcorrido na última semana.


 


HAPPY HOUR



A jornalista Anamélia Araújo reuniu as colegas de trabalho Alda, Wilma e Zana em animado happy hour, na Amazon Beer.


 


FORMATURA



A nova cirurgiã dentista Ana Costa colou grau no último dia 29/07, para orgulho dos pais Arleno e Dilene Costa. Sucesso!

 



CASAMENTO



O advogado Arthur Soares e Luíza Soares casaram-se em linda cerimônia. Na foto, o casal com Onedina e Pery Soares, pais de Arthur. Parabéns!

 



DIVERSÃO



No Complexo Aqualand, do Grupo BR, Ulli Braga inaugurou o Aqua Kids, a sensação dos que procuram por diversão segura para a família em Salinas. Fica a 1 km do Atalaia.


 


JACQUELINE SANTALICES



Jacqueline Santalices comemorou seu aniversário ao lado de amigos e familiares. Na foto, a aniversariante com as filhas Ully e Nicolly, o namorado Arthur Teixeira e o amigo Daniel Garcia. 



 


ACONTECE 


 


INAUGURAÇÃO



A Atep, encabeçada pela advogada Mary Cohen, inaugurou a foto de Daniel Cruz na galeria de ex-presidentes. Cruz representará a Atep perante a ABRAT, juntamente com Evandro Costa.


 


GESTÃO NO CEP



O engenheiro André Tavares comemora um ano de gestão à frente do Clube de Engenharia do Pará, com várias melhorias. A meta agora é o I Encontro de Engenharia da Amazônia (EDEA), em 2022.

 



DIA DOS PAIS

O presidente Yedo Mendes preparou programação especial para comemorar o Dia dos Pais no Cassazum, neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário