quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Como atitudes do cotidiano contribuem para a epidemia de superbactérias



A lgumas atitudes comuns ao utilizar medicamentos — como não respeitar os intervalos ou tempo de tratamento e fazer escolhas por conta própria — podem ocasionar problemas de saúde. No caso específico dos antibióticos, há uma consequência ainda mais grave quando não seguimos exatamente a prescrição médica: o desenvolvimento de bactérias super-resistentes.

“Quando se usa antibiótico sem necessidade, há um risco alto de resistência bacteriana”, explica Letícia Teles, gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde, entidade filantrópica de gestão hospitalar.

“Essa resistência diminui as opções de tratamento e faz com que o paciente passe a utilizar antibióticos potentes para infecções que poderiam ser tratadas com antibióticos menos agressivos”, acrescenta.

O alerta acontece na semana do Dia Mundial da Sepse (13/9). De acordo com o Ministério da Saúde, a Sepse, também conhecida como infecção generalizada, é a principal responsável por óbitos dentro de hospitais. São cerca de 670 mil mortes no Brasil a cada ano. Confira algumas orientações essenciais para o consumo correto e consciente dos antibióticos:


NUNCA USE ANTIBIÓTICOS SEM INDICAÇÃO MÉDICA - Além dos riscos comuns como intoxicação, o uso indiscriminado de antibióticos colabora para o desenvolvimento de bactérias super-resistentes. Desde 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realiza o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, a fim de evitar a automedicação.


NÃO REAPROVEITE MEDICAMENTOS DE TRATAMENTO ANTERIORES - Esse tipo de medicamento atua apenas contra infecções causadas por bactérias sensíveis ao fármaco específico, que atua exterminando ou interrompendo sua produção ou seu metabolismo. Assim, utilizar antibióticos de tratamentos anteriores não é recomendado. Infecções causadas por outros organismos, como vírus, parasitas, fungos e germes, não podem ser tratadas com o mesmo fármaco.


FAÇA O TRATAMENTO ATÉ O FIM - No início do tratamento, parte das bactérias começam a ser eliminadas, ocasionando melhora pontual dos sintomas e a falsa impressão de que a medicação não é mais necessária. No entanto, após a suspensão do tratamento, as bactérias mais fortes começam a se multiplicar novamente, agora com o mapeamento do antibiótico utilizado, o que as torna mais resistentes.


RESPEITE OS HORÁRIOS PROGRAMADOS - Também é extremamente importante respeitar os horários de administração dos antibióticos. Após o horário, há risco de desenvolvimento da resistência bacteriana e retorno dos sintomas; e antes do horário, o paciente pode desencadear sintomas de intoxicação. Por isso, busque sempre orientação com médico ou farmacêutico.


CUIDADO AO MISTURAR MEDICAMENTOS - Existem diversas classes de medicamentos que podem interagir de forma negativa com antibióticos. Por exemplo, o uso de antiácido pode diminuir a eficácia do antibiótico, já a combinação com anti-inflamatórios pode ocasionar problemas gástricos, como dores estomacais. Outro ponto é que alguns antibióticos podem diminuir ou cortar o efeito dos anticoncepcionais, já que interferem na absorção do medicamento.


ATENÇÃO NA INGESTÃO COM ALIMENTOS E BEBIDAS - O líquido mais indicado para ingestão dos antibióticos é a água. Utilizar leite, sucos, refrigerantes, chás ou café, pode comprometer a eficácia do medicamento. Além disso, alguns tipos têm sua absorção diminuída quando consumidos junto às refeições, por isso, é importante seguir as orientações da bula.


CUIDADO COM AS BEBIDAS ALCÓOLICAS - A interação com bebidas alcóolicas pode levar à diminuição da eficácia do medicamento ou torná-lo tóxico, já que ambos são metabolizados no fígado. O álcool pode tanto neutralizar, quanto potencializar o efeito do fármaco. Essa interação pode desencadear também o “efeito dissulfiram”, com sintomas como vômito, palpitações, suor excessivo, calor, hipertensão, cefaleia intensa e dificuldade respiratória.


ATENÇÃO AO ARMAZENAMENTO - Para que o medicamento conserve sua efetividade, deve ser devidamente armazenado. As apresentações em cápsula e comprimidos devem ser armazenadas em lugares sem ação direta de sol, calor e humidade. Os em suspensão, após reconstituído, devem ser armazenados em local com temperatura ambiente, entre 15° a 30°C, sempre longe de banheiro e cozinhas. Os que precisam de refrigeração após aberto, em temperatura de 2° a 8°C, devem ficar isolados dentro da geladeira, para evitar contaminação cruzada com alimentos.


FAÇA O DESCARTE CORRETO DOS MEDICAMENTOS - Após término do tratamento o indicado é descartar a sobras. Algumas farmácias comunitárias e postos de saúde fazem esse recolhimento, contudo o ideal é verificar com o serviço de saúde da sua região como é feita esta coleta.


OBSERVE A EVOLUÇÃO DOS SINTOMAS - Ao iniciar o uso de antibióticos deve-se observar possíveis reações alérgicas, como coceiras, erupções na pele, manchas vermelhas e dificuldade respiratória. Neste caso o indivíduo deve procurar imediatamente um médico, já que a demora pode agravar ainda mais o quadro. O médico poderá avaliar a continuidade ou substituição da medicação.




PENSE NISSO


“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”


Antoine de Saint-Exupéry




NOTAS




CONGRATULAÇÕES



Requerimento de autoria do deputado Eraldo Pimenta (MDB), apresentando votos de aplausos, louvor e congratulações ao DIÁRIO pelos 40 anos de fundação, foi aprovado, na terça-feira, 13, pela Assembleia Legislativa. Ao justificar o requerimento, o parlamentar destaca a história do jornal, reconhecendo os relevantes serviços prestados à imprensa e à coletividade brasileira.




EMOÇÃO


                                Foto: Ascom / TCMPA / Rafael Santos


A conselheira presidente do TCMPA, Mara Lúcia, e a conselheira substituta, Adriana Oliveira, emocionadas diante da imagem peregrina de Nª Sª de Nazaré, que visitou a Corte de Contas e o MPCM na terça-feira, 13. 




BATIZADO


                                            Os pais Ricardo e Adriana, com o filho Ricardo Pinto Bandeira Filho


A família Bandeira comemorou o batismo de Ricardo Pinto Bandeira Filho. Os pais, Adriana Bandeira e Ricardo Pinto, viveram o momento único na capela do colégio Marista.


                                            Suelen, Adriano e Adrianinho, Antônio Bandeira e a caçula Maitê




SINDICLUBES



Salatiel Campos, presidente do Sindiclubes, com Kátia Corrêa, eleita Musa dos Clubes Sociais do Brasil, na festa dos 30 anos de fundação do Sindicato dos Clubes Sociais do Estado do Pará, realizada na Assembleia Paraense.




GASTRONOMIA



Curtindo alguns dias em São Luís, o casal Elisa e Felipe de Mello conheceu o restaurante dos amigos Juliana e Rafael Barreiros.




AVANÇOS NA ONCOLOGIA



O oncologista Sandro Cavallero retornou de Paris, onde participou do Congresso Europeu de Oncologia Clínica (ESMO 2022). Ele publicou vídeos nas redes sociais resumindo os principais avanços no tratamento do câncer que foram apresentados no Congresso.




BEACH TENNIS



Na preparação para o esperado campeonato de Beach Tennis, Cristiane Salomão, Fabíola Araújo, Vera e Renata Amorim.




CIRURGIA GUIADA



A cirurgia guiada é uma técnica para a colocação de implantes dentários minimamente invasiva e altamente tecnológica. Segundo a odontóloga Le Pampolha, da clinica OdontoCor Saúde, a técnica faz com que a instalação dos implantes seja ágil, certeira e acessível, além de garantir um pós-operatório mais confortável e indolor.




BIRTHDAY



Karla Lima, que esteve aniversariando recentemente, presenteia os leitores com esta pérola de Carlos Drummond de Andrade: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes”.




ACONTECE




EXPOSIÇÃO SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Para alertar e conscientizar a população sobre as práticas que tornam o trânsito mais seguro, a Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Shopping Metrópole Ananindeua, realiza, no período de 19 A 23/09, no piso L3, uma exposição de veículos que fazem parte da frota da PRF, que prestará orientação à população e distribuirão material relacionado à educação no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário