quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Torne o mundo e seu dia um pouco melhor


 

V ocê pode contribuir para tornar o mundo melhor com pequenas atitudes positivas. E essas mudanças começam por você, de tal forma que podem influenciar as pessoas que estão próximas, desencadeando um efeito multiplicador. Confira as dicas!


Você pode começar o dia com uma oração agradecendo a Deus pelo privilégio de existir; por tudo que já vivenciou; o aprendizado adquirido; e pela oportunidade de crescimento com um novo dia.


Faça um pequeno planejamento das tarefas que precisa cumprir, de forma a fazê-lo com menor grau de dificuldade e estresse. Aquilo que não for possível resolver, encare com naturalidade, pois imprevistos acontecem. Replaneje essas tarefas para o próximo dia, se possível.


Antecipe-se a fatos desagradáveis, que normalmente acontecem no decorrer do dia, cultivando uma atitude (vacina) de paz e de compreensão em relação a atos agressivos, antipáticos, de má vontade, irônicos, e outros ataques que possam contaminá-lo de forma a reagir também com violência, desencadeando relações de ódio, onde não há vencedores absolutos.


Na medida do possível, tente facilitar a vida dos seus semelhantes; não necessariamente parentes e amigos, mas de qualquer pessoa, sem olhar para condição social, econômica e financeira ou atributos de beleza e simpatia. Às vezes um solo árido precisa apenas de uma brisa para tornar-se fértil.


Se por algum motivo não puder resolver o problema de uma pessoa, demonstre solidariedade, mas seja direto e honesto, não dando falsas ilusões. A verdade fará com que a pessoa não perca tempo em vão e possa encontrar mais rapidamente uma solução. Caso contrário, se você ficar “cozinhando” a pessoa, ela acabará canalizando para você ressentimentos. Sempre que possível indique caminhos para que ela própria possa encontrar a solução.


Por outro lado, não jogue nas costas de outras pessoas responsabilidades suas: principalmente a de ser feliz. Tenha em mente que a felicidade é um estado de espírito que, em princípio, não depende da aprovação de outra pessoa para acontecer. A pessoa com quem você tenha um relacionamento afetivo pode vir a ser um complemento desse estado de felicidade.


Exercite o sorriso cordial, franco e fraterno sempre que procurar ou for procurado por alguém. O sorriso “desarma” o sentimento de prevenção de algumas pessoas e estimula a pré-disposição de ajudar (no caso de você desejar fazer um pedido) ou de receber melhor uma crítica construtiva, por exemplo, no caso de você sentir necessidade de ajudar alguém com um conselho.


Lembre-se sempre: praticar verdadeiramente o amor ao próximo depende muito mais do que uma mera decisão de sua parte. Requer convicção, perseverança e muito exercício no dia a dia, aonde o individualismo, o egoísmo, a intolerância, o ódio, a inveja e a falta de solidariedade contaminam as relações entre humanos, causando um efeito multiplicador nocivo e consequências negativas com perdas para todos.


Por isso, quando se sentir agredido (inclusive fisicamente), pense bem antes de revidar da mesma forma. Ao contra-atacar, você poderá até sentir sensação de prazer e viver a ilusão de ter “lavado” sua honra. Mas certamente estará alimentando a chama do ódio e da vingança.


Ao ser atacado, tente ponderar e descobrir a origem da ação. As vezes uma boa conversa pode esclarecer e resolver a questão. Em caso de agressões verbais, lembre-se de que as más palavras só podem atingí-lo se você o permitir.





PENSE NISSO



“A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos”.


Arthur Schopenhauer





NOTAS





POSSE NO TJD/FPF



O advogado Jeff Launder foi empossado, na última quinta-feira, na presidência do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paraense de Futebol (TJD/FPF), tendo Hamilton Gualberto como vice-presidente. Personalidades como Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo RBA de Comunicação, foram homenageadas com a Comenda do Mérito Judiciário Desportivo “Bichara Fraiha Neto”, pelos relevantes serviços prestados ao esporte no Pará.




DECORAÇÃO



A designer Débora Goldenberg recebeu novidades em seu bureau de decoração para eventos. Entre elas estão lindas peças temáticas para o Círio.




FELICIDADE



Cristiane Costa Leite curtindo a natureza na residência da família em Marudá. Ela cita Thich Nhat Hanh, um monge budista, pacifista, escritor e poeta vietnamita, para falar de sua felicidade: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.




FEIRA DO LIVRO



O cerimonialista Wilson Costa, que participou da 25ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, no estande da Seduc, na apresentação do lançamento de livros de professores, atestou o sucesso do evento cultural.




CAÇULA



Raiana e Caio Guimarães festejaram, junto com o primogênito Daniel, os quatro meses do caçula Felipe.




BOM EXEMPLO



Yasmine Sterea (@yasminesterea) deixou a moda para criar uma plataforma de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de programas educativos, com apoio do governo e de ONGs. Ela também produz muito conteúdo para o Instagram sobre o universo feminino e como mulheres podem detectar situações de vulnerabilidade no trabalho. Empreendedorismo e empoderamento também fazem parte das pautas de Yasmine.




CÍRIO AP 2022



O presidente da AP, Paulo Storino receberá os sócios e sócias do clube no próximo dia 23, para a edição 2022 do Círio AP. A programação na sede campestre será cheia de atrações para marcar esse momento de fé e emoção. Começará às 19h, com procissão que sairá do Pórtico da João Paulo II e percorrerá o clube em meio a diversas homenagens.




ANIVERSÁRIO



O Mestre da Cultura Popular, Agenor Del Valle, diretor teatral e coordenador do tradicional Baile dos Artistas, recebeu inúmeras felicitações pelo transcurso do seu aniversário nesta terça-feira, 06. Agora ele integra o acervo do Museu da Imagem e do Som.





ACONTECE





PEREGRINAÇÃO DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO



No último sábado, 03, foi realizada, pela primeira vez, uma peregrinação da imagem de Nª Sª da Conceição, padroeira do bairro Carananduba (Mosqueiro), a uma residência. A imagem foi recebida por Leide Silva, das mãos do padre Leonardo Matias, e colocada diante de um altar em em sua homenagem, seguindo-se um momento de louvor. Márcio Souza, coordenador da Festividade do Círio, disse que a peregrinação é precursora de visitas da imagem da Santa a residências do bairro, sempre acompanhada de sua Guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário