sábado, 20 de abril de 2013

Seja elegante e não “fure” a fila




Seja elegante e não "fure” a fila


Imagine se todo mundo resolver não respeitar mais as regras pré-estebelecidas pelo bom senso e tentar levar vantagem em tudo e de forma desleal. Estará formada uma grande confusão com prejuízos para todos. Por isso é importante que os direitos de cada um sejam respeitados. São várias as situações em que presenciamos, com indignação, pessoas menos esclarecidas agirem como se fossem as únicas no mundo que tivessem direitos. A mais comum dessas situações ocorre quando há a necessidade de formação de fila para pagar ou receber alguma coisa. Leia e reflita sobre as considerações abaixo.

1 – Não importa o motivo, se você não respeita a ordem de chegada de quem está na fila, você está dando uma demonstração de grosseria, de deselegância. Usar o “jeitinho brasileiro” para “furar” a fila é ignorar o direito das outras pessoas e demonstra seu desprezo por elas. Não esqueça: quem chegou antes tem a preferência.

2 – O mesmo se aplica na fila do self-service. É preciso exercitar um pouco de paciência e esperar quem está na frente escolher com calma o que vai comer, ao invés de ficar empurrando com o cotuvelo ou ficar passando por trás esbarrando em quem está na fila.

3 – É importante discernir quando a fila é exclusiva ou preferencial para idosos, gestantes e portadores de deficiência. Se for exclusiva só entre nela se estiver vazia e com a anuência do caixa. Se a fila for preferencial não deixe de ceder a vez sempre que chegar alguém com as características para as quais a fila foi reservada.

4 – Se você tiver direito à fila preferencial e quando chegar ao local outras pessoas sem essas caractarísticas estiverem aguardando para serem atendidas, faça valer seu direito, mas não custa nada ser simpático e pedir licença, por uma questão de educação.

5 – Se você está na fila para ser atendido e aguarda alguém que está para chegar, é de bom tom avisar sobre essa situação à pessoa que chegou imediatamente após você. Por outro lado é inadmissível acolher em sua vaga pessoas conhecidas que chegam ao local e o encontram por acaso. É uma falta de respeito em relação a quem está na fila aguardando sua vez, tanto por parte de quem convida para aproveitar a vaga passando na frente dos outros, como da parte de quem aceita “cair de paraquedas” na frente dos outros.

6 – Esses comportamentos indesejáveis só vão diminiuir na medida em que cada um exercer seu direito de cidadão e reclamar, com educação, quando alguém “furar” a fila.

7 – Também é inadmissível quando um caixa presencia que a fila foi “furada” e ainda assim atende o espertalhão. Nesse caso, vale a pena apresentar queixa ao superior do caixa que desrespeitou o direito de quem está na fila.

8 – Por outro lado, cabe à gerência dos estabelecimentos sinalizar adequadamente o atendimento preferencial e estabelecer políticas claras de não-atendimento aos “furões”.



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Um comentário:

  1. Parabéns, Professor Willian Silva, pelo "site" e pela postagem muito apropriada. Coordeno para a Escola de Especialistas de Aeronáutica o projeto pedagógico Letras & e-Artes, cuja "interface" se encontra no endereço www.letraseeartes.com.br. Gostaríamos de saber se o senhor nos permitiria, com a devida indicação do autor e da fonte, a postagem deste artigo em nossa página, na coluna "Mandando uma letra", que pode ser vista no seguinte "link": http://www.letraseeartes.com.br/search/label/Mandando%20uma%20letra . Suas palavras foram perfeitas, abordando um assunto que ainda incomoda bastante a nossa sociedade.

    Mais uma vez, parabéns e muito obrigado.

    Marcelo Menezes

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