quinta-feira, 24 de julho de 2014

Você sabe se comunicar? Cuidado com o que fala!






Você sabe se comunicar? Cuidado com o que fala!

Comunicação não é o que eu falo, mas o que os outros entendem daquilo que eu falo. Embora contemos com inúmeros recursos que possibilitam uma comunicação rápida e ampla, as falhas na comunicação continuam causando problemas na vida das pessoas, em todos os setores. Por isso, saber se comunicar é cada vez mais importante, especialmente se você tem pessoas sob seu comando. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo separou algumas dicas para ajudar você a se comunicar melhor.


1 - Muitas vezes não pensamos no efeito que as palavras podem causar, mas devemos evitar armadilhas que levam a percepções negativas. Durante o processo de comunicação, evite usar frases que exprimem exigência como: “Você tem que...” e “Eu insisto...”, pois demonstram que a outra pessoa não tem escolha.

2 - Não use palavras depreciativas como estúpido, idiota, imbecil, otário, pois magoam e são desestimulantes.

3 - Palavras discriminatórias que fazem referência a idade, sexo, orientação sexual, raça, religião, convicção política, deficiência física e coisas assim, além de erradas, podem levar à injustiça.

4 - Ofensas de qualquer natureza são inadequadas em qualquer ambiente e momento.

5 - Palavras ou frases negativas como “não” e “não posso”, geram sentimentos negativos. Tente dizer as coisas de maneira positiva.

6 - Antes de falar, pergunte a si mesmo: “Se alguém dissesse isso para mim, como eu interpretaria?

7 - Construa suas frases dando ênfase ao outro. Em vez de “Estou satisfeito com o seu trabalho”, diga “Você fez um excelente trabalho”.

8 - Transmita sua mensagem com clareza. Seja direto sem ser grosseiro. Não suavize as palavras ou dê voltas como se estivesse tentando evitar o assunto.

9 - Evite palavras e expressões que permitam interpretações cujo sentido varie conforme a percepção pessoal, como “muitos, alguns, raramente, frequentemente e pouco.

10 - Não use palavras de significado definitivo como “nada, nunca e sempre” – a menos que você tenha certeza absoluta de que pode usá-las.

11 - Abuse de expressões como “por favor, obrigado, de nada, com licença, por gentileza”. Diga-as sorrindo e com sinceridade. Quando você se comunica com cortesia, gera sentimentos positivos.





Artur e Samuel comemoram aniversários

A alegria reinou durante a dupla comemoração dos aniversários de Artur (8 anos) e Samuel (1 ano) filhos de Cíntia e Tiago Câmera Leão. Carlos Câmara Leão (avô dos aniversariantes) e sua esposa Lila Fadul Leão, junto com os filhos Marcela e Lucas, não pouparam Artur e Samuel de carinhos.


Hanayra Lieuthier

Trocou de idade na última segunda-feira a bonita Hanayra Lieuthier. Ela recebeu inúmeras felicitações pela passagem da data natalícia, que foi devidamente comemorada com seus familiares e amigos. As felicitações da coluna por mais um ano de vida.

Seis anos de Nicole

O casal Priscilla Bordalo e Paulo Silveira com a encantadora e meiga Nicole, que completou seis anos de vida e comemorou o aniversário.


18 anos de Mateus Neto

O estudante do curso de Engenharia do Petróleo Mateus de Souza Neto, veio de Santa Catarina, onde estuda, para passar férias em Belém e comemorar seu aniversário de 18 anos, que foi festejado no último sábado, ao lado de sua mãe, a técnica de Enfermagem do Trabalho Rejane Neto, do pai, o engenheiro e professor da UFPA Marco Antônio M. Neto, e do irmão João Neto.


Princesa do mar

Narely Marques, universitária do Curso de Recursos Humanos, está curtindo as férias em Salinas com suas amigas e amigos, esbanjando beleza e simpatia.


ACONTECE

Espaço cultural @margem incentiva as artes

O artista plástico Simões, que recentemente apresentou a exposição "Fogo Sagrado" no Museu do Estado, é um dos incentivadores do espaço cultural @margem, através do qual o artista Érick Serrão pretende transformar a realidade sócio cultural da comunidade de Carananduba, em Mosqueiro. Diferente do que foi dito na coluna passada, @margem não é um bar, mas um espaço cultural (ao lado de um bar) frequentado por músicos, artistas plásticos e poetas. Entre os projetos do espaço estão performances artísticas como exposições de pinturas, fotografias e declamações de poesias e uma escola de iniciação musical.

Celulares na mira dos fraudadores


Entre janeiro e março a região Norte, composta por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, teve 4.197 fraudes evitadas em compras online, somando R$ 3,4 milhões durante o período. As informações são do levantamento Estudo de fraude no comércio eletrônico – 1T/2014, realizado pela ClearSale, empresa especializada em prevenção à fraudes, responsável por mais de 80% das análises feitas no e-commerce.

Segundo Gabriel Firer, coordenador de Projetos Corporativos da Clearsale, destaca-se
a procura dos fraudadores por aparelhos de telefonia celular, onde 11,6% das compras realizadas foram identificadas como fraude, e desta maneira a transação criminosa foi evitada. Produtos automotivos e games ficaram em segundo lugar empatados, com 10,8% cada; seguido por acessórios de informática, com 8,9%; e brinquedos, com 6,6%. Na região, a média foi de 5,4%.

PENSE NISSO

"A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito." (Verba Testamentária, Machado de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário