domingo, 27 de julho de 2014

Controle sua voz e se comunique melhor





Controle sua voz e se comunique melhor

O ritmo de nossa fala, o timbre, o tom e o volume da nossa voz produzem diferentes reações durante o processo de comunicação e podem nos levar a ter opiniões sobre a personalidade de quem está falando. Numa conversa frente a frente, essas características são responsáveis por mais de um terço do significado da mensagem. Ao telefone, esse percentual aumenta ainda mais. Segundo Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, às vezes essas características são influenciadas pelas circunstâncias, "mas somos capazes de alterá-las e devemos fazer isso", orienta o professor. Confira algumas dicas.

1 - Se você falar rápido, as pessoas poderão achar que está nervoso ou com pressa, e que não tem tempo para elas. Quando você fala muito depressa, o ouvinte pode não prestar atenção ou pensar que você não quer que ele entenda o que está dizendo.

2 - Se você falar devagar, as pessoas poderão imaginar que também pensa devagar ou que está pronunciando cada palavra com cuidado por se considerar superior.

3 - O timbre também conta. Uma voz muito aguda é associada à imaturidade. A voz muito grave pode soar ríspida. Um timbre vigoroso demonstra força de caráter; uma voz firme e ressonante sugere uma personalidade madura e consistente.

4 - Ajuste o volume da sua voz conforme a situação. Ao conversar reservadamente fale baixo. Se estiver com um grupo numa sala grande, aumente o volume. Em condições normais, a voz alta parece agressiva e a baixa demonstra timidez.

5 - O tom pode deixar as pessoas relaxadas ou alertas. Tons estridentes, defensivos, autoritários, antipáticos, intimidantes ou sarcásticos geram percepções negativas.

6 - Use um tom moderado, adaptando-se às situações: nem alto e rápido demais, nem baixo e devagar demais, mas sim equilibrado, calmo e controlado. Ou seja, evite os extremos.

7 - Alterne a velocidade, o volume e o tom de forma apropriada, para evitar a monotonia. Module a voz para expressar os sentimentos por trás das palavras.

8 - Seja dinâmico e faça com que seu interlocutor preste mais atenção às suas palavras. Muito sutilmente, baixe o volume, reduza a velocidade e fale de maneira mais suave quando quiser enfatizar algum ponto. Depois faça uma pausa. Um momento de silêncio pode ser providencial. A nossa voz tem um poder incrível.

SERVIÇO: www.augustolima.com.br



Davi e Lídia assumem compromisso diante de Deus

O casamento de Davi Cruz Pires e Lídia Fonseca Costa, no último dia 11, na Igreja Presbiteriana Central do Pará, foi revestido de muita beleza e emoção por parte do casal e, especialmente, para os pais do noivo Roberto Pires e Silvana Cruz, e da noiva, Mário Jorge Costa e Mirian Costa.
Os noivos recepcionaram os convidados na Estação Hall Gastronomia e Eventos ao som da banda Beatles Forever. Belíssima, a noiva trajou vestido assinado por Ellis Verline. Cabelo e maquiagem tiveram o toque de Júnior Fiel RG.


Sonho de verão

Muitos que se deparam com Karina Chaves na praia de Marudá, por um momento têm a sensação de que estão sonhando, por não acreditarem que tanta beleza possa ser realidade. Mas é! A futura engenheira agrônoma está curtindo as férias de verão com a família e esbanja simpatia por onde passa.


Arejando a cabeça

Marcela Reilly é estudante de Psicologia e curte férias na praia do Murubira, em Mosqueiro, ao lado de amigas.


Renato Mosca virá a Belém

O ministro-chefe do cerimonial da Presidência da República, diplomata Renato Mosca de Souza(foto), e o mestre de cerimônias da Presidência da República, conhecido como a Voz do Brasil, Lademir Filippin, vêm a Belém, pela primeira vez, no dia 4 de agosto (Dia Municipal do Cerimonialista), para prestigiar a Sessão de Autógrafos do sexto Livro do professor paraense Marcelo Pinheiro, que autografa “Cerimonial Público para a Administração Pública”. O evento será às 19h, no Palácio Antônio Lemos.


ACONTECE

Presidência

No próximo dia 4 de agosto ocorrerão as eleições para eleger a nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – seção Pará (ADVB-PA). Mauro Cleber deixa a presidência até o final do mês em que ocorrerá a escolha. Esse foi o segundo mandato de Mauro em frente à instituição.



PENSE NISSO

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
Roberto Shinyashiki


Nenhum comentário:

Postar um comentário