sábado, 21 de fevereiro de 2015

Você já sabe quem é o seu cliente ideal?









Você já sabe quem é o seu cliente ideal?

Você está com dificuldade para conquistar e fidelizar clientes? É procurado por clientes que querem somente preços, clientes que tomam muito do seu tempo, que não têm bom gosto e, por conseguinte, não aceitam suas sugestões? E mesmo assim continua a atender e aceitar esses clientes ao mesmo tempo continua com as mesmas reclamações? Quer saber por que isso acontece e o que deve fazer para mudar o panorama dessa situação? Segundo o professor Augusto Cesar, para transformar sua marca em um grande sucesso, atrair os melhores clientes é tudo! Para tornar isso uma realidade, concentre-se no conceito de “cliente ideal”. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.


1 - Todo profissional e prestador de serviços tem um cliente ideal, e o cliente ideal é diferente para cada empresário. Para alguns, o cliente ideal é o que tem muito dinheiro, que possa gastar um valor exorbitante. Para outros, é a pessoa que combina um alto patrimônio líquido com gosto apurado, senso de humor, disposição de correr riscos.

2 - Seu cliente ideal não é o mesmo que o de outros empreendedores, mas neste momento você precisa descobrir quem ele é. Só assim você poderá construir o seu negócio com base na conquista e manutenção desses clientes. O problema é que você atende a todos que vêm até você, por medo de espantar clientes (toquei na sua ferida?).

3 - Veja se isto lhe soa familiar: para cada bom cliente, você tem pelo menos dois ou três que demandam muito tempo, reclamam dos seus preços e não lhe trazem muita renda. Mas você não se desliga deles porque fica inseguro de substituir a escassa fonte de renda que eles representam. Você está cometendo o erro mais comum e devastador entre empreendedores: Você está tentando ser todas as coisas para todas as pessoas.

4 - Entenda que os especialistas são as pessoas que ganham dinheiro neste mundo. Se você é um assessor de eventos generalista (faz de tudo e acha que entende de tudo), pode até ganhar bem, mas o dinheiro está mesmo na decoração, doces e bolos, recepção, serviço de valets, casamento ou 15 anos, eventos corporativos e por aí vai, ou seja, na especialização do nicho de mercado, no foco.

5 - Especialistas que se concentram num mercado com necessidades mais específicas podem cobrar mais caro pelos seus serviços, manter menos clientes e passar menos tempo os atendendo. Podem trabalhar por menos horas enquanto aumentam seu faturamento por hora de trabalho. Assim, se você quer se tornar mais bem-sucedido, eu tenho um conselho assustadoramente simples e dolorido: corte seu número de clientes pela metade. Você fará isso primeiro determinando quem é o seu cliente ideal; depois, ao longo do tempo, descascando lentamente as camadas de clientes não-ideais enquanto ganha mais clientes ideais através da sua marca pessoal, sua especialização, mantendo o foco naquilo em que você é bom.

6 - Para fazer isso, comece separando os seus clientes em três grupos: A, B e C. Os clientes A são pessoas com quem é fácil e agradável trabalhar, que podem pagar preços especiais e que estão dispostas a recomendá-lo para outros clientes. Eles provavelmente compõem um percentual pequeno da sua base de clientes, mas geram em torno de 50% da sua receita. Esses são os clientes que você deseja manter.

7 – Os clientes B não têm condições de gastar tanto dinheiro, têm mais chances de desperdiçar o seu tempo com reclamações e pedidos bestas, e são geralmente mais estressantes. Eles não são ruins, mas você não desejaria basear os seus negócios neles. Eles provavelmente representam um percentual maior que os clientes do grupo A e geram em torno de 40% da sua receita. Você deve descartá-los num período breve de tempo.

8 – Os clientes C são estressantes e sovinas, e você gasta metade do seu tempo tentando mantê-los felizes (afinal, você não quer perder clientes para a concorrência). Esse grupo é osso duro de roer, e mesmo representando em torno de 50% dos seus clientes, tomando até 60% do seu tempo, ele gera talvez 20% (ou menos) da sua renda. Você deve dispensá-los nos próximos meses.

9 - Ao identificar as qualidades que fazem dos clientes “A” os melhores, você poderá moldar sua marca pessoal para atrair mais deles. Ao mesmo tempo, ao se desligar dos clientes “B” e “C”, indicando-lhes outros empreendedores ou simplesmente não os atendendo (muito cuidado com isso para não prejudicar sua imagem pessoal), você terá mais tempo para servir os seus melhores clientes.

10 - Mas como os clientes “A” geram muito mais receita, você poderá aumentar a sua renda atendendo menos deles. É mais fácil trabalhar com esses clientes, e eles não demandam tanto tempo quanto os outros. Mas para isso, você tem que se especializar, estudar muito, fazer muitos cursos, aprender com quem está há mais tempo no mercado e entender que experiência é o que você faz com os conhecimentos adquiridos para resolver os problemas de seus clientes.

11 - A maioria dos profissionais será capaz de identificar os seus clientes ideais, baseando-se nas seguintes características: a) Eles são instruídos e entendem o que você diz a eles, mesmo quando o assunto é complexo; b) Eles apreciam a importância de se trabalhar com profissionais altamente qualificados; c) Eles têm dinheiro para as tarifas mais altas de serviços especiais, e sabem que o que você oferece vale o dinheiro que pagam; d) Eles têm iniciativa e se informam sozinhos. Por isso, não desperdiçam o seu tempo com perguntas bobas e reclamações apavoradas; e) Eles estão mais que dispostos a indicá-lo para pessoas parecidas com eles; f) Quando você lhes diz que está se tornando mais exclusivo, eles apreciam e entendem o que está tentando fazer.

12 - Identifique os clientes que satisfazem todos esses critérios; eles são os seus clientes ideais. Sua missão é clonar essas pessoas e buscar mais delas. A equação é simples: uma marca melhor = melhores clientes = um negócio melhor e mais lucrativo!


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Baile dos Artistas

Aconteceu, na noite do último dia 12, na Estação das Docas, o 31º Baile dos Artistas, com as presenças marcantes de Agenor Del Valle, a atriz Ana Miranda, o jornalista Leão Lobo, Nilse, Wilson Costa e Rose Marie.


Regiane Santana

Quem conhece o violão de Regiane não esquece jamais. Dona de uma simpatia envolvente, ela encanta a todos que a conhecem. Em suas performances, um dos números mais solicitados de seu variado repertório, chama-se “Banho de Gato”, da Mc Amanda.


Mário Medina

O contador e servidor público Mário Medina, especialista em Auditoria Operacional, sofre na pele com essa polêmica antiga em torno do reajuste das mensalidades escolares que aflige principalmente pais de alunos que estudam em escolas particulares, além, é claro, as próprias instituições de ensino. Fato é que o problema se arrasta por reuniões no início de cada ano e só é resolvido quando os alunos já estão devidamente matriculados e com o material escolar comprado. A sugestão de Medina é que esse processo aconteça de forma mais transparente e seja definido no final de cada ano para vigorar no próximo, permitindo que os pais possam, com base no índice de reajuste aplicado por cada escola, fazer a melhor opção de matrícula para seus filhos. Uma excelente ideia!


Capacitação em MPEs

Célio Lima, presidente do Conselho Regional de Administração do Pará lembra que as inscrições para o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estão abertas até o próximo dia 2 de março no CRA/PA. A iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia celebrou com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da Republica (SMPE-PR). Estão sendo disponibilizadas 55 vagas gratuitas para cada Regional a serem sorteadas em evento aberto ao público. Maiores informações pelos telefones 3202-7861/3202-7852.



Rosa Castro Nunes comemora aniversário

Rosa Castro Nunes comemorou seu aniversário em família e com os amigos, ocasião em que recebeu muitas provas do quanto é querida. Parabéns!



ACONTECE


Radiografia mineral

Com o tema “Mineração com responsabilidade social. A vida é nossa maior riqueza”, o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, lança no dia 12 de março, a quarta edição do Anuário Mineral do Pará. Em uma edição bilíngue, com tradução para o inglês, a publicação vem com um capítulo especial sobre os 35 anos da Mineração Rio do Norte (MRN), além de trazer uma radiografia completa do setor mineral no Pará. O Anuário também homenageia um dos gestores da empresa, Júlio Sanna, no capítulo sobre os pioneiros da mineração.


Performance musical

A obra Inuksuit do americano John Lutter Adams será executada em Belém na próxima sexta-feira (27), às 17h, no hall térreo do Centur. É uma obra de percussão contemporânea e tem a proposta de reunir de 9 a 99 músicos e não músicos. Com três momentos performáticos construídos pela espacialização sonora e contato visual, será tocada por professores e alunos da Fundação Carlos Gomes, Escola de Música da UFPA e Fundação Amazônica de Música. A entrada é franca.



PENSE NISSO

"Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança".

Paulo Coelho

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