sábado, 28 de fevereiro de 2015

Fofoca destrói reputações e reduz a produtividade no trabalho!









Fofoca destrói reputações e reduz a produtividade no trabalho!


Um provérbio chinês diz que “o que é dito ao ouvido de um homem com frequência é ouvido a quilômetros de distância”. Baseado neste provérbio, o professor Augusto César afirma que já foi vítima de fofocas e provavelmente esteja sendo neste exato instante. Ele ousa afirmar que os que lêem neste momento este artigo também já foram ou estão sendo vítimas de fofocas. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1 - Sabemos que amizades e relacionamentos são destruídos; grupos de trabalho promissores são desfeitos; até agressões físicas podem ocorrer simplesmente pelo mau uso da palavra, pela fofoca. Entenda que se você for ferido à bala ou por um objeto cortante/perfurante em um local não vital, a medicina pode curá-lo e o cirurgião plástico esconder a cicatriz, mas uma palavra maldosa fere e deixa cicatrizes para o resto da vida do atingido. A fofoca tem o poder de acabar com o clima no escritório inteiro, além de arruinar reputações e reduzir a produtividade.

2 - A maioria de nós sabe muito bem que a fofoca faz parte de qualquer ambiente de trabalho. Se as pessoas convivem em situações profissionais ou sociais, irão falar a respeito umas das outras, certo? Como essa é uma realidade aceita normalmente como parte da comunicação humana, vale dizer que todo mundo já foi ferido por falatórios alheios ou se expressou de uma forma que machucou alguém.

3 - Você já imaginou como seria seu ambiente de trabalho se a fofoca fosse banida? Se os colegas realmente não falassem uns dos outros pelas costas ou se tivessem de se retratar por causa de alguma fofoca, dirigindo-se de maneira sincera a qualquer pessoa que fosse objeto de falatório? Não haveria mais conversas ao pé do ouvido no café ou nos banheiros, nem traições e hipocrisias constrangedoras e, com certeza, nada de segredos venenosos. Parece excelente, não é mesmo?

4 - Mas como é que você realiza essa mudança, especialmente quando a fofoca parece impregnar cada mínima parcela de nossa vida pessoal e profissional? De fato, algumas pessoas acreditam que a fofoca simplesmente faz parte da natureza humana. Entretanto, não há nada “natural” na comunicação que fere e que tem o poder de arruinar tanto os relacionamentos quanto as reputações.

5 - E o que é exatamente a fofoca? Parte da razão pela qual a fofoca pode dominar muitos aspectos de nossas vidas se deve ao fato de que nem sempre percebemos quando estamos participando dela. Cada um de nós tem diferentes definições a respeito do tema.

6 - A fofoca é a troca de informação negativa entre duas ou mais pessoas sobre alguém que não está presente. Então, a menos que seu comentário seja elogioso, é melhor evitar. É muito simples: se for negativo, é fofoca.

7 - Muita gente é viciada em fofoca, principalmente porque parece ser um crime sem vítimas. Na maioria das vezes, você nunca tem a oportunidade de ver os efeitos de seu mexerico ou de encarar olhos nos olhos a pessoa à qual ele se refere, para ver como ela está ferida. Se fizesse isso, é bem provável que jamais fofocaria novamente.

8 - Acabe com a fofoca em sua vida profissional e trate de nunca mais dar ouvidos ou participar de conversas negativas sobre alguém que não está presente. Apenas com esse pequeno passo você pode transformar sua vida no trabalho. Não apenas deixará de sentir culpa ou vergonha depois de um falatório particularmente nocivo, mas também passará a não mais atrair o tipo de pessoa que gosta de fofocar e de menosprezar os outros. Pense nisso como um processo de limpeza, tanto interior quanto exterior. E se tiver amizades que não deseja perder, simplesmente diga que não quer saber de fofocas. E isso irá parar de acontecer ao seu redor. Sem dúvida eles respeitarão esse novo compromisso que você assumiu e provavelmente passarão a agir assim, mesmo quando você não estiver presente, porque logo perceberão os benefícios de uma vida sem fofocas.

9 - Ainda hoje, muitas pessoas pensam que têm de fofocar para progredir no mundo corporativo. Essa rotina robotizada e isenta de sentimento é considerada tão necessária como ser pontual ou trajar roupas adequadas ao ambiente de trabalho, e é algo que a maioria das pessoas apreende e vai aperfeiçoando desde os primeiros meses no “mundo real”.
Obviamente esse chamado “mundo real” é o mais falso possível. Uma vez que não sabemos em quem confiar ou o quanto podemos, de fato, compartilhar com as pessoas que estão ao nosso redor todos os dias, você frequentemente vai para casa se sentindo estressado, tenso e esgotado.

10 - Preste atenção que, depois de compartilhada com outra pessoa, a fofoca se torna propriedade desse interlocutor, e o que quer que ele possa fazer da história já não depende mais de você. Por isso, a única maneira de ficar a salvo de um possível resultado negativo é evitar completamente a fofoca.

11 - Quando se trata de fofoca, para cada indivíduo que está “por dentro” há alguém que está sendo completamente excluído. E isso pode incluir você. Em um lugar onde a fofoca é permitida ou até valorizada, ninguém está isento de ser alvo de falatórios. Felizmente você pode começar a reconhecer que a fofoca é, de fato, o meio para um final infeliz.

12 - A ausência de fofoca, mais do que apenas uma escolha, tornou-se um requisito salutar no ambiente de trabalho. E se é um requisito de trabalho, ninguém vai querer estar abaixo das exigências mínimas para o emprego. Além disso, seria terrível para um empregado perder a colocação por causa de algo tão mesquinho e superficial como fofocar sobre colegas. Quem quer ser conhecido como a pessoa fofoqueira da empresa?

13 - As pessoas que não puderem parar de fofocar terão de encarar as consequências. Contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável e autêntico faz parte da atribuição de um bom empregado.

SERVIÇO: confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Victória Oliveira comemora seus
15 anos com uma linda festa

A comemoração do aniversário de 15 anos da linda Victória Oliveira foi mais do que uma bela e bem produzida festa. Foi uma celebração ao amor em suas mais variadas formas: o amor dos pais pelos filhos e vice-versa; o amor entre pessoas da mesma família; e o amor entre amigos. Foram momentos emocionantes em que os membros da família Oliveira celebraram a vida de sua Victória e compartilharam o amor que há em seus corações com seus convidados.

O salão de recepções Usina 265 foi belamente decorado por Cristina Mutran. O surpreendente convite teve o toque criativo de Camila Lavareda e o cerimonial esteve a cargo de Gitana Abbade. A gastronomia teve a assinatura do Pomme Dor Buffet e a Fun-Show Drinks fez a alegria de jovens e adultos, assim como a banda RP2. O lindo bolo e os doces foram produzidos por Cláudia Moraes.

Humberto e Ediléia, pais da aniversariante, e a irmã Virna receberam a todos com alegria e fidalguia. Mãe e filhas estavam deslumbrantes em vestidos de Rita Tomé. Já o vestido branco com o qual Victória dançou a valsa foi confeccionado por Ellis Verline. A debutante usou uma linda tiara (Teolga). Make e penteados tiveram o toque especial de Aninha Bentes. Os convidados foram contemplados com coreografias diferenciadas sob a coordenação de Bel Dias e brindes e plaquinhas inéditas da E & B Criações e Miss Fricher Hobbes Personalizados.

A cobertura fotográfica foi de Carol Marques e as filmagens da Inovar Produtora.


Diane Kruger

Reconhecida por ser uma das atrizes mais elegantes da atualidade, tendo seu estilo constantemente elogiado, Diane Kruger vestiu joias H.Stern na tradicional e badalada festa pós-Oscar da Vanity Fair. A atriz alemã, que é a estrela da atual campanha da marca brasileira, usou brincos e anel de ouro amarelo 18K com diamantes da coleção IRIS.


Empreendedorismo

Para conhecer os últimos programas de incentivo ao empreendedorismo e acompanhar a prestação de contas da associação educativa Junior Achievement, a presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, esteve em Belém, na última terça-feira (24), em uma reunião na sede da Fiepa, que foi comandada pelo presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement no Pará, Ivanildo Pontes. O Instituto Sabin é mantenedor da organização educativa, que já beneficiou mais de 60 mil jovens no Pará nos últimos 10 anos.


Casamento de Antônio e Jéssica

Antônio César Neves Jr. e Jéssica Lopes trocaram alianças, no último dia 21, em meio a uma elegante cerimônia na Basílica, seguida de concorrida festa no Hangar. O casal é filho de César e Sandra Neves e Gislaine Lopes. O enlace contou com décor assinado por Fátima Petrola, buffet by Wania Martins, mesa de doces com o selo de Cláudia Moraes e o elogiado bolo assinado por Kate Tobelem. Na foto, os noivos com os pais dele, César e Sandra Neves (Foto Klelson Pinto)


Concurso internacional

O expert make up artist Alan Leal representa o Pará em concurso internacional da L'Oreal Paris. O vídeo do maquiador foi um dos 50 selecionados, entre 35 mil inscritos na premiação, que concorre a contratação profissional pela marca, durante um ano, na capital francesa.



ACONTECE


Parceria estratégica

O Sistema Hapvida Saúde acaba de fechar mais uma conta empresarial em Belém. A partir deste mês, a operadora do plano de saúde cuidará de 700 vidas do Castanheira Shopping. O Hapvida Saúde já apresentou à direção do Shopping o programa de Medicina Preventiva, que é um bônus concedido aos seus beneficiários para a promoção da qualidade de vida, por meio de atendimento especializado de psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e enfermeiros. A parceria é superestratégica, pois vai cuidar da saúde dos colaboradores do Castanheira, que recebem o maior movimento de público diário em shoppings de Belém: 48 mil pessoas/dia.

Na foto (da esquerda para a direita), o momento da formalização da parceria: Arnaldo Mota, Gerente Geral do Shopping Castanheira; Wanda Guimarães, proprietária da Corretora Wanda Guimarães; Aurineide Linhares, Diretora Comercial Hapvida; Rita Vieira, Gerente de Marketing do Shopping Castanheira; Rodrigo Guimarães, corretor da Corretora Wanda Guimarães; Dilson Martins, Gerente Comercial Hapvida.


II Workshop de Otorrinolaringologia

Estão abertas as inscrições para o II Workshop do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Betttina Ferro, da UFPA, que tem como foco tratar do Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. O evento é dirigido a médicos, fonoaudiólogos, pedagogos, assistentes sociais e estudantes da área. O workshop ocorre em 20 e 21 de março, no auditório do Laboratório Amaral Costa, no Umarizal, e terá a participação de especialistas de São Paulo e do Pará. Maiores informações pelos telefones 3201-7819 e 3249-7161.


Campanha de higienização

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital HSM realizou na última semana, a primeira campanha do ano de sensibilização de higienização das mãos. A ação é realizada todo ano por uma equipe de médicos e enfermeiros. O grupo percorreu todos os setores do hospital conscientizando profissionais e pacientes da importância da higienização correta das mãos para o controle de infecções. Este ano, mais duas ações ainda serão realizadas. A próxima ocorre em maio, já que no dia 05 de maio, é o Dia Mundial da Higienização das Mãos.


Música no Castanheira

A programação de shows da vitrine musical do Castanheira Shopping deste mês de março vai ter MPB, música pop e internacional. As apresentações serão de artistas da terra como Flávio Gomes, Lídia Roneci e Ingrid Serruya. Quem abre a programação neste domingo é a paraense Carla Maués, que já emocionou bares e casas de São Paulo cantando o melhor do jazz e da MPB. Ela é conhecida como "A rainha do zouk nacional” por também ter criado a primeira banda do gênero no sudeste do país.



PENSE NISSO

“É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo”.

Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário