quinta-feira, 5 de março de 2015

Saber escutar influencia pessoas e conquista clientes!



Saber escutar influencia pessoas e conquista clientes!

Quantas discussões, desavenças, crises pessoais com os cônjuges, com colegas de trabalho poderiam ser evitadas se simplesmente aprendêssemos a escutar o outro. Saber escutar o próximo, com o coração aberto a ouvir sugestões e críticas, principalmente as construtivas, é uma prática que deve ser permanentemente exercitada. O professor Augusto Cesar diz que “ouso até afirmar que algumas guerras poderiam não acontecer se os dois lados escutassem, avaliassem e refletissem sobre as palavras do outro”. Tenha certeza que ainda hoje você não escutará alguém ou não será escutado e isso impactará ambos. Mas você sabe a diferença entre escutar e ouvir e o que isso tem a ver com influenciar pessoas? Confira as argumentações do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.


1 - Saiba que ouvir é um processo fisiológico. Já escutar é um processo ativo e psicológico. Escutar é renunciar, é escutar o que a pessoa quer dizer e não o que diz e isso leva tempo, prática e paciência.

2 - Quando você não escuta o outro e o interrompe, passa as seguintes mensagens negativas: a) O que você diz acha que é mais importante do que o outro tem a dizer; b) Você não prestava atenção porque já pensava na resposta; c) Você não valoriza a opinião do outro; d) É a mesma coisa que mandar essa pessoa calar a boca; ou e) Seja lá o que você tem a dizer não vale a pena escutar.

3 – Engana-se quem pensa que só o que importa é saber falar e mandar, pois saber escutar é uma característica de pessoas que sabem realmente influenciar e motivar pessoas.

4 - Todos têm algo a dizer, mas muitas vezes não sabem como, onde e nem quando falar. O problema está em que a grande maioria de nós não sabe escutar. Muitas vezes, quando deveríamos estar prestando a atenção no que as pessoas estão dizendo, acabamos por nos distrair em meio aos nossos pensamentos, imaginando o que diremos assim que a pessoa acabar de falar. Em muitos casos, ainda acabamos tão entretidos em nossas ideias, pensando em como impressionar as pessoas com as quais falaremos em seguida, e acabamos por não dar a devida atenção para as informações apresentadas pelos outros.

5 - Ou seja, muitas vezes acabamos falando algo que outra pessoa já havia dito. Saber escutar ajuda-nos a entender melhor o que as pessoas ao nosso redor desejam. E se você souber exatamente o que elas querem, poderá explorar essa informação em seu próprio benefício.

6 - As pessoas necessitam ser escutadas e entendidas. Se você deseja influenciar ou motivar alguém, terá de praticar, diariamente, este importante exercício de saber escutar. Veja a seguir algumas sugestões do que você pode fazer para melhorar seu poder de paciência em escutar as pessoas:

a) Toda vez que alguém vier falar com você, não fique tentando interromper logo o que ela está dizendo e querendo “descobrir” o resto do que ela queria dizer. Deixe a pessoa falar até o fim.

b) Caso não tenha entendido muito bem o que a pessoa falou, peça para ela repetir a explicação, pois entender perfeitamente o que está sendo dito é muito importante!

c) Não se distraia! mantenha foco no que a pessoa está dizendo!

d) Não fique imaginando, antecipadamente, o que você falará logo em seguida!

e) Lembre- se que cada pessoa tem seu ritmo: alguns são mais acelerados, outros mais lentos. Mas cada um tem seu tempo, e você não tem o direito de pressionar a pessoa, ou correrá o risco de deixar uma má impressão.

f) Escute realmente e não simplesmente ouça. Não se esqueça de que a pessoa pode lhe fornecer informações preciosas para que você use quando precisar influenciá-la ou motivá-la!

7 - Essas pessoas “especiais” não ficam presas ao uso exclusivo da voz, ou das palavras, mas adotam sim um MIX de expressão verbal com linguagem corporal. Pesquisadores americanos chegaram ao seguinte resultado sobre a comunicação não verbal: apenas 7% da boa comunicação dependem do que realmente é falado; 38% da boa comunicação estão aliados à maneira como você fala; e 55% do impacto da sua comunicação dependem de sua aparência e de seu comportamento. Assim, podemos facilmente entender, através desses dados, que 93% da nossa comunicação podem ser classificados como sendo não verbal!

8 - Pode parecer estranho, mas a comunicação não verbal é algo mais do que natural. Veja alguns exemplos de linguagens não verbais a que você está sujeito durante o dia: expressão facial, uso de símbolos gráficos, gestos, cores, odores, postura corporal, forma de respiração, movimentos dos braços, pernas, mãos, pés e olhos.

9 - Resumindo: conquiste amigos, familiares, parceiros e clientes simplesmente aprendendo a escutar!

SERVIÇO: confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatentoblogspot.com.br




Festa de 15 anos para Maria Lúcia

Uma festa para toda a vida! Foi assim que os convidados de Maria Lúcia de Oliveira Gesta classificaram a festa de 15 anos da amiga, realizada, no dia 28 de fevereiro, no excelente Le Buffet Recepções, que ofereceu uma decoração criativa e de muito bom gosto. Os pais Silvana Oliveira e Pedro Gesta Jr e a aniversariante eram a pura expressão da felicidade. Outros pontos de destaque da festa, bastante elogiados, foram o competente cerimonial de Márcia Cruz e o buffet de primeira qualidade, sob a supervisão da empresária Ester Bastos, proprietária do Le Buffet Recepções. A cobertura de imagens é da Quadros Eventos/Mário Quadros.


Obras públicas

O engenheiro Elci Pessoa Júnior, autor do livro “Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana – Execução e Fiscalização” estará em Belém nos dias 27 e 28 de março para ministrar o curso “Execução e Fiscalização de Obras de Pavimentação”, no Computer Hall. O curso é voltado para engenheiros de empresas construtoras e de consultoria; servidores públicos de prefeituras municipais, de Controladorias Internas e Tribunais de Contas. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas através do site www.newroads.com.br e do e-mail cursos.belem@newroads.com.br. O objetivo do curso é garantir a qualidade e economicidade de uma obra, evitando o desperdício de milhões de reais, principalmente os recursos oriundos dos cofres públicos.


Inauguração

Após temporada em São Paulo estudando para aperfeiçoar seus dons culinários, o chefe de cozinha J. Florêncio inaugura, no próximo sábado (7),  o Florêncios Gourmet Pizzaria e Restaurante, um espaço gourmet, em Capitão Poço. O novo espaço trará um cardápio com sabores requintados, onde o J. Florêncio fará surpresas ao seu público, pois é bastante conhecido pelo sabor de suas pizzas.


Casamento

Os pombinhos Mara Silva e Robson Wilker se casam neste sábado (7), na Igreja São Francisco de Assis (Capuchinho). Após a cerimônia, o casal receberá amigos e familiares no salão de festas da igreja.


Maquiagem definitiva

Cada vez mais mulheres estão aderindo às facilidades da maquiagem definitiva, que introduz micro-pigmento na pele, devolvendo a autoestima e dando à paciente uma aparência natural. O procedimento é indolor e requer experiência na técnica de micro e dermo pigmentação. Ana Keli Brito, especialista em design em sobrancelhas, olhos e boca trabalha com as técnicas há seis anos no Del Tatoo Stúdio, que agora funciona na Duque entre Humaitá e Vileta.



ACONTECE

Arte

Para quem aprecia artes plásticas, uma boa pedida são as belíssimas telas criadas por Erinaldo Filho que estão exposição no espaço do artista no IT Center.  E o melhor é que quem adquire uma dos quadros ganha de presente um banquinho personalizado.


Redação

Começam no dia 13 de março as inscrições para a quarta edição do Concurso de Redação da Mineração, promovido em parceria do Simineral com a Seduc. Com o tema “Mineração com responsabilidade social: a vida é nossa maior riqueza”, o certame é voltado para os estudantes da rede pública de ensino do Estado e premiará as melhores redações com um ultrabook, notebook, tablet, celular smartphone e máquina fotográfica digital. O lançamento ocorre no dia 12, junto com o lançamento do Anuário Mineral 2015. Mais informações no site da Seduc: www.seduc.pa.gov.br


Comitê Arte pela Vida homenageia mulheres

O Comitê Arte pela Vida promoveu, na segunda-feira, uma homenagem para as mulheres pacientes da Uredipe, que participaram de um café de acolhimento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação contou com projeção de filmes, bate-papo com um médico ginecologista, oficina rápida de auto-maquiagem, corte de cabelo e um lanche com cardápio variado de sucos, bolos e sanduIches. Houve sorteio de brindes e kits de higiene. A participação da sociedade solidária à causa do HIV-Aids é fundamental na manutenção desta ação, tanto no comparecimento àquela unidade de saúde como voluntários no atendimento aos pacientes, quanto na doação dos itens necessários para o café. Alimentos, descartáveis e artigos de higiene podem ser entregues na rua Senador Manoel Barata, 1501, Reduto.



PENSE NISSO

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário