sábado, 14 de março de 2015

A posição do homem e da mulher no ambiente social e no mundo dos eventos









A posição do homem e da mulher no ambiente social e no mundo dos eventos

Você sabia que socialmente o homem levanta-se sempre, independente do sexo de quem que se aproxima? Mas essa regra social não prevalece para as mulheres. Segundo o professor Augusto Cesar, a mulher deve permanecer sentada sempre, a menos que ela seja a anfitriã, que o apresentado seja uma autoridade, um eclesiástico ou uma pessoa bem mais velha. Nestes casos, a mulher deve levantar-se e cumprimentar quem dela se aproxima. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.



1 - Observem este exemplo de Boas Maneiras e Protocolo que a história nos proporciona. Em uma determinada oportunidade, em Portugal, Guilherme, o filho mais velho do Príncipe de Gales, entra na sala onde uma senhora está sentada conversando com um grupo de pessoas. Todas se calam e se levantam. O príncipe (que tinha idade para ser seu filho) avança. Estende-lhe a mão, e a senhora a aperta – enquanto faz uma reverência. Depois, espera que ele lhe dirija a palavra. Só se ele o fizer poderá conversar com ele. Se ele não abrir a boca, deverá manter a sua fechada. Quando ele quiser, deixará de dar importância e passará a cumprimentar outras pessoas, que aguardam a sua vez de poderem saudar o príncipe. Interessante, não acham?

2 - Este é um exemplo que ilustra as diferenças que separam o Protocolo das boas maneiras quando os atores são o homem e uma mulher. Explicação: se Guilherme não fosse filho do príncipe de Gales, a senhora não se calaria quando ele entrasse na sala e, sobretudo, não se levantaria. Pelo contrário. Tranquilamente sentada, esperaria que ele viesse falar com ela e decidiria se lhe estenderia a mão, para ele apertar, ou o rosto, para ele beijar. Perguntaria pelos pais e diria mais alguma amabilidade. Depois, deixaria que seguisse em sua entrada, esperando que, sendo o mais novo (e homem) e tendo acabado de chegar, cumprimentasse todos os presentes – como as boas maneiras mandam que se faça.

3 - O que obrigou a senhora a levantar quando Guilherme entrou na sala foi o fato dele ser príncipe. De ter poder. Tanto poder que altera as costumeiras regras da cortesia – e impõe outras: as regras do protocolo. Entenderam agora? Porque é de poder que falamos, quando tratamos de protocolo. Seja o protocolo de Estado, seja o protocolo empresarial.
A cortesia também obedece a uma hierarquia – de que são fundamentos o peso da idade e a fraqueza do sexo. Há duas regras básicas: o mais velho precede sobre o mais novo e a mulher passa adiante do homem. São essas regras, geralmente cumpridas nas sociedades ditas civilizadas, que o protocolo contesta e subverte.

4 - Vejam a situação das mulheres: nem elas passam à frente, por exemplo, de um ministro de Estado. O que é inteiramente contrário às regras da cortesia – e absolutamente normal conforme às regras do protocolo.

 O protocolo – no Estado como nas empresas – destina-se a afirmar e a encenar o poder constituído. E, como o poder se quer forte e estável, o protocolo é, e não pode deixar de ser, rígido.

5 - Hoje, o protocolo voltou a ter a sua carta de alforria. De tal modo que aqueles que têm poder (ou acham que tem) se preocupam com o lugar que lhes é destinado e a precedência que lhes é atribuída nas cerimônias públicas.
Esse lugar, essa precedência, não são imutáveis. E as mudanças são tanto mais frequentes quanto mais curtos são os chamados ciclos políticos.

6 - Olhem o que aconteceu em período recente de nossa história política. No governo de Fernando Henrique Cardoso, a Casa Civil ocupava o lugar que lhe compete de acordo com o Decreto 70.274, logo após todos os ministros. No governo seguinte, passou a ter destaque logo após o Vice-Presidente, passando à frente de todos os demais ministros de Estado, contrariando frontalmente o referido Decreto. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Ou, para pormos a questão em termos protocolares, Só cede a precedência quem de fato a tem.

7 - Mas, de modo geral, as precedências são para se respeitar, quando se trata, é claro, de atos oficiais ou eventos empresariais. Nestes, ao contrário do que sucede nas reuniões sociais, em que as mulheres precedem os homens e os mais velhos precedem os mais novos, quem passa à frente ou ocupa o melhor lugar é sempre quem tem mais poder, quem é mais importante, independentemente do sexo ou da idade.

8 - É por isso, também, que uma antiga regra de cortesia – a que poupava às mulheres dos incômodos lugares nas extremidades das mesas – deixou também de se aplicar. Se elas forem menos importantes do que os homens que nessa mesa também estejam sentados, não têm outro remédio senão ocupar os lugares menos nobres…

9 - Sobre a cortesia, prevalece, sempre, a hierarquia. É o chefe, o patrão, o presidente quem mais ordena.

A única forma que há para que as normas do protocolo não contrariem as tradicionais regras de cortesia – e que a mulher não perca, nesta matéria, os direitos ou as prerrogativas que tradicionalmente detinha – é conseguir que chefe, patrão, presidente sejam todos do sexo feminino, o que não é impossível, mas altamente improvável.

10 - Até lá haverá tempo para melhor resolver algumas outras questões, que, parecendo desprovidas de verdadeira importância, constituem problemas reais para as mulheres que, na sua profissão, no seu emprego, querem afirmar uma imagem de competência, de eficiência, de autoridade. Enquanto isso, homens, sejam educados: dêem a precedência e primazia para as mulheres!

SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br




Concurso de redação e Anuário Mineral

As inscrições para a quarta edição do Concurso de Redação da Mineração, promovido em parceria do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) com a Seduc, foram abertas na última sexta-feira (13). Com o tema “Mineração com responsabilidade social: a vida é nossa maior riqueza”, o certame é voltado para os estudantes da rede pública de ensino do Estado e premiará as melhores redações com um ultrabook, notebook, tablet, celular smartphone e máquina fotográfica digital. O lançamento do concurso ocorreu na quinta-feira, dia 12, junto com o lançamento do Anuário Mineral 2015, em solenidade comandada pelo presidente do Simineral José Fernando Gomes Júnior, no Espaço São José Liberto.


Niver de Luana Dias

A simpática Luana Dias, filha do casal coronel BM Paulo Fonseca e da fonoaudióloga Diane Dias, comemorou seu aniversário ao lado dos familiares e de alguns amigos. Aplicada em seus estudos, a aniversariante estará concluindo o curso de Medicina pela UEPA no final do ano. A festa de aniversário de Luana foi caprichosamente preparada pelos pais da aniversariante e seus irmãos Lucas e Lívia. Parabéns!


Premiação

Andréa Reis está em São Paulo onde participa de convenção de empresários promovido pela Tupperware Brands. Na ocasião a empresária recebeu três premiações por seus destaques no ano de 2014 a frente da marca no Pará.


Felicidade

A especialista em Administração em Marketing Priscilla Bordalo aniversariou no último dia 4. No flagrante com a filhota Nicole, o retrato da felicidade. A data foi comemorada em família com o esposo Paulo e os filhos Natan e Cauã. Parabéns!


Idade nova

A geóloga Lilian Almeida, que aniversariou no último dia 6 e comemorou a data em família, recebeu inúmeras felicitações pelo transcurso de seu natalício. parabéns!


Guerreira

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 8, uma homenagem especial a uma mulher sinônimo de mãe e avó, de fibra, coragem, solidariedade, altruísmo, amor ao próximo, verdade e empreendedorismo: Natércia Antônia Castro da Silva. Parabéns!


Campobelo homenageia as mulheres

A diretoria do Condomínio Campobelo, no Município de Castanhal, prestou homenagem às mulheres através de um encontro no salão de recepção do condomínio, sob o comando da síndica geral Suely Kazumi da Mata, assessorada por Carlos Gripp, também membro da diretoria. A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, bastante elogiada, contou com café da manhã, sorteio de brindes oferecidos pelo gerente regional da Avon Ricardo Morbac e palestras proferidas pela advogada e cartorária Nelcy Maranhão e pela doutora Valíria Duarte Cerqueira, que falou sobre “Doença de Chagas”.


Administradores ganham curso

O Conselho Regional de Administração do Estado do Pará (CRA/PA) contemplou 55 administradores profissionais para cursarem gratuitamente o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O fato inédito é uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com o CRA/PA. Os contemplados foram conhecidos através de sorteio presidido pelo presidente do CRA-PA Célio Lima, que ressaltou a importância do curso.


Karina no berço

Quem aniversaria nesta segunda-feira é Karina Novelino, pessoa amável e competente, que certamente vai receber um grande número de manifestações de carinho e de felicitações pela passagem de seu aniversário. Parabéns!



ACONTECE


"Alegria do Povo"

A quadrilha junina "Alegria do Povo" já deu início aos ensaios para as apresentações durante a quadra junina deste ano, no próximo mês de junho. Segundo o Dj Maykon Mendes, um dos coordenadores, a quadrilha do bairro do Umarizal se prepara para participar de vários concursos em todo o Estado, sempre com inovações visando surpreender o público e os jurados.


ARF 2015

O programa educacional da Hydro Alunorte “Bola pra frente, Educação pra Gente” divulgou os nomes dos 18 novos integrantes do time de futebol Alunorte Rain Forest (ARF). Os selecionados viajarão em julho para representar o Pará na Copa da Noruega 2015, em Oslo, na categoria Sub-16. As seletivas para entrar no ARF foram realizadas no final do ano passado pelo Sesi, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed), que avaliou o desempenho escolar dos alunos participantes do programa. O primeiro amistoso do time será neste domingo (15), em Barcarena.


Investimento

O Sistema Hapvida Saúde continua investindo na ampliação de sua rede própria no Pará. O recém-inaugurado Pronto Atendimento (PA) de Ananindeua 24h é uma ótima opção para milhares de pessoas que moram ou passam nas proximidades da rodovia BR-316, pois fica no km 2 da rodovia, no sentido entroncamento, em um prédio novo com dois pavimentos.



PENSE NISSO

"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir"

Albert Einstein

Um comentário: