segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O que fazer em caso de roubo de cartões de crédito



Temos o errado costume de achar que roubos só acontecem com os outros e que estamos imunes a esses dissabores. Claro que vale a pena, e muito, contar com a proteção divina, mas é sempre bom adotar alguns procedimentos básicos para se proteger de possíveis aborrecimentos. Confira algumas dicas.


1 - Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'.

2 - Coloque seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

3 - Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos que leva em sua carteira, inclusive dos cartões de crédito. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone que deve ligar para cancelar os cartões. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, e cartões de créditos roubados.

4 – Em caso de perda ou roubo, cancele os cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes números onde você possa achá-los com facilidade.

5 - Abra imediatamente um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, na jurisdição onde seus cartões de crédito foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo caso haja uma investigação.

6 - Seu cartão de crédito não deve ser fornecido a ninguém, nem mesmo para pessoas que trabalham no banco. Quando houver alguma dúvida na sua utilização, solicite ajuda de funcionários identificados do estabelecimento;

7 - Ao usar o caixa eletrônico, coloque-se de frente para a máquina, evitando que alguém veja os números digitados. Fique atento à aproximação de pessoas estranhas durante a operação. Ao terminar, aperte a tecla “anula” ou “cancela” e aguarde a tela voltar à posição inicial;

8 - Se seu cartão for engolido pela máquina, use o telefone de dentro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, um telefone público mais próximo: nunca celular de estranhos que estiverem por perto e não aceite ajuda de desconhecidos.

9 - Mas aqui está o que é talvez o mais importante: chame imediatamente o SPC, Serasa e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado. 

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