domingo, 14 de setembro de 2014

Como tornar uma reunião produtiva







Como tornar uma reunião produtiva

Reuniões de trabalho costumam serem longas, algumas enfadonhas, com conversas paralelas e sem pauta definida. Em algumas é difícil entender o que é discutido porque quem gerencia a reunião fala com voz baixa e não é explicito sobre os objetivos do evento. Segundo o professor Augusto Cezar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, o problema decorre de falha na comunicação, a começar pela chefia. Na comunicação, Existem três princípios importantes para que não aconteça nada de errado na hora da sua fala. Você deve ser objetivo, falar somente o que realmente for importante e deve ser claro e preciso, falando o que realmente for verdade. Pesquise, procure conhecer mais sobre o assunto. Comunicação não é o que se diz e sim o que o ouvinte entendeu daquilo que você disse. Confira as dicas.

1 - Para se comunicar de forma eficaz durante uma reunião, é necessário saber ouvir, analisar, agir e interpretar. Faça um planejamento do que deseja transmitir na reunião e sobre as melhores atitudes a serem tomadas no caso de algum imprevisto. Faça com que as pessoas que estão lhe ouvindo não apenas entendam o que está sendo dito, mas transmitam a mensagem com o mesmo conteúdo elaborado originalmente.

2 - ESTEJA CONFORTÁVEL. As pessoas que estiverem à sua volta sentirão a mesma coisa, facilitando a comunicação entre as partes.

3 - FALE SEMPRE COM PROPÓSITO. As pessoas precisam saber o que será dito para facilitar o entendimento. Você precisa prestar atenção, pois sua fala precisa ter começo, meio e fim. Mantenha-se nessa linha, mesmo que uma pessoa chegue atrasada a reunião, ela entenderá o que está sendo transmitido.

4 - COMUNIQUE-SE COM ENTUSIASMO. Isso transmite confiança e promove a atenção das pessoas para o que você está falando. Demonstre através do seu tom de voz, seus gestos, seu olhar e seus movimentos.

5 - ESTEJA COMPROMETIDO. Esta postura faz com que as pessoas percebam o quanto interessado você está e até que ponto está levando a sério o que está dizendo.
6 - SEJA SEMPRE SIMPÁTICO, AGRADÁVEL E CATIVANTE. Mas não se esqueça de que estará em uma reunião profissional, e tudo deve ser levado a sério.

7 - DOMINE DIVERSOS ASSUNTOS. Este conhecimento o ajudará a aumentar o nível de energia entre você e o grupo de pessoas que está ouvindo.

8 - UTILIZE SUA VOZ COMO UM INSTRUMENTO A SEU FAVOR. Pratique a conduta adequada como abrir a boca corretamente para falar, olhar para todos, pronunciar corretamente as palavras e, principalmente, manter o tom de voz adequado.

9 - ESTEJA PREPARADO PARA TUDO. Você não precisa conhecer a totalidade de um determinado assunto, mas as pessoas que ouvirem você falar precisam sentir segurança e certeza no que está dizendo.

10 - SEMPRE FAÇA UMA AUTOANÁLISE. Está é a dica mais importante, pois você precisa ficar atento à forma como lida com você mesmo. Procure prestar atenção no seu corpo, ouça o que está dizendo, observe sua postura e gesto perante as pessoas, e o tom de voz que está usando durante a apresentação.

11 - TENHA FIRMEZA E OBJETIVIDADE ao apresentar suas ideias. Mas procure não deixar de usar a discrição e a delicadeza, prezando pela ética em suas respostas.

12 - O TOM DA VOZ é muito importante e a forma de se expressar também, construa uma comunicação interpessoal adequada.

13 - FIQUE BASTANTE ATENTO ÀS SUAS EXPRESSÕES NÃO VERBAIS, pois nos expressamos com pequenos gestos também. Durante a reunião ficar mexendo na tampa de uma caneta, por exemplo, demonstra pressa ou desinteresse.

14 - CONCENTRE-SE DURANTE TODA A REUNIÃO e seja um bom ouvinte, uma vez que não há nada mais desagradável do que perceber que alguém não está prestando atenção no que está sendo dito.

SERVIÇO: confira mais em www.augustolima.com.br



Uma lição de vida

O amor é a essência da vida. Ele reúne uma série de sentimentos como carinho, reciprocidade, compromisso, amizade e paixão. A definição é de Alcimar Lobato, para quem o amor é a força mais poderosa do mundo. Formado em Administração de Empresas, Direito e especialista em Gestão Pública, Alcimar Lobato não descuida da saúde, é amante de corrida de rua e o que o deixa mais feliz é estar com a família e com os amigos. Superação de limites é sua palavra de ordem e comunga do pensamento do Dalai Lama, que diz que “quando aprendemos a usar a inteligência, a bondade ou afeto em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos”. Alcimar Lobato sente-se realizado com sua profissão atual, de servidor público estadual, atuando como Controlador Externo da 6ª Controladoria do TCM-PA.


Chá e aniversário da Carol

O Chá da Carol foi marcado por muita alegria e descontração. Aconteceu no último dia 6, data do aniversário de 30 anos de idade de Ana Carolina Aleixo. A dupla comemoração aconteceu Residencial Greenville I, na casa de Cristiane Pinto, irmã de Ana Carolina. O casamento de Carol com seu noivo Fernando Sampaio acontecerá em novembro próximo.


Pará sediará o Sincasp

Leila Márcia Elias, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional é a presidente da Associação de Profissionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (APCASP-PA), que realizará, nos dias 9 e 10 de outubro, o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Pará, no Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf/PA).


ACONTECE

Circuito das Artes

A vernissage do Circuito das Artes 2014 em Belém será no próximo dia 18, às 19h, na Galeria de Arte do Mabeu. A visitação ao público vai de 19/09 a 18/10. O Circuito das Artes compreende um conjunto de exposições artísticas sob coordenação geral de Eneida Sanches. O projeto é composto de duas etapas: a primeira, o Circuito das Artes Bahia, em Salvador; a segunda, o Circuito das Artes Triangulações, com itinerância por Belém e Maceió, com curadorias locais. O projeto pretende fortalecer as produções locais e dar visibilidade nacional aos artistas que estão fora do eixo Rio – São Paulo para se tornar parte do calendário nacional de artes visuais, despertando assim a atenção da imprensa e crítica especializada.


Fecomércio comemora 65 anos

O presidente da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo do Estado do Pará Sebastião de Oliveira Campos receberá convidados, no próximo dia 15, na Usina, em coquetel de comemoração dos 65 anos da Fecomércio.


II Fomenta Pará

O Sebrae Pará realiza no próximo dia 18 no Hangar o II Fomenta Pará, que tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas dentro dos municípios, alavancando o desenvolvimento com geração do emprego e renda. O evento deve atrair grande número de prefeitos e vereadores.



PENSE NISSO

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".

Confúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário