sábado, 25 de outubro de 2014

Seu preço é justo pelo que você entrega ao cliente?









Seu preço é justo pelo que você entrega ao cliente?

Trabalhar com eventos é uma atividade e não uma profissão, embora existam cursos de nível superior “Lato e Strictu Sensu” – MBA, Mestrado e Doutorado. Qualquer pessoa pode “montar” uma empresa de eventos, mas a sobrevivência desta vai depender primeiro dos produtos e serviços prestados; depois das habilidades e competências do administrador e finalmente do cliente, este sim, o verdadeiro responsável pelo crescimento ou falência da empresa. Segundo o professor Augusto Cezar, tudo isso demanda mão-de-obra especializada e comprometida. Confira algumas observações do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1- Você dá seu preço, mas é o cliente quem dá o valor aos produtos e serviços que presta e entrega. Um nunca será igual ao outro. Traçando um paralelo com o ramo da construção civil, um pedreiro, um mestre-de-obras, um engenheiro e um arquiteto trabalham em um mesmo empreendimento, mas ganham valores diferentes.

3 - Da mesma forma, na realização de um evento, vários profissionais trabalham no mesmo local, no mesmo empreendimento mas ganham valores diferenciados devido aquilo que dos mesmos se exige e que entregam para o cliente.

4 - A diferença entre os valores pagos a esses trabalhadores está em duas coisas: conhecimento e experiência. Você ganha por aquilo que oferece a seu cliente e mais importante, por aquilo que ele percebe no que poderá entregar para si. É o cliente que agrega e vê valor no seu trabalho.

5 - Você só pode cobrar se souber realmente quanto vale aquilo que está entregando ao seu cliente, mas para isso, primeiramente ele terá que perceber que você está entregando um produto com qualidade, surpreendente, encantador e principalmente seguro. E para entregar tudo isso, tem que haver muito conhecimento, estudo, pesquisa e embasamento.

6 - Você não pode cobrar por um produto de engenheiro e arquiteto e entregar um produto de pedreiro, com todo respeito que esta profissão merece. Se o cliente perceber que você tem conhecimento e embasamento, ele paga aquilo que você achar justo. Então, vejam que o foco está no cliente. É ele, no final, que determina o valor daquilo que você está entregando e ele se baseia no seu conhecimento e agregação de valor. Para tanto, você tem que ter na ponta da língua as respostas do seu evento para as seguintes perguntas: o que?, quando?, como?, onde? e por que?

7 - Para poder cobrar e receber um preço justo e sobreviver no mercado atual de eventos, além de buscar conhecimento, observe o seguinte: a) Crie diferenciais, visto que qualidade de produto, tecnologia e preço todos conseguem ter; b) O que vai diferenciar uma empresa da outra e agregar valor ao seu produto, será a qualidade dos serviços prestados, tendo como item principal o atendimento; c) As empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam, foram aquelas que surpreenderam seus clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes; d) O cliente não compra produtos e serviços: ele compra expectativas; e) Nunca mais venda apenas coisas aos clientes... ofereça emoções, sonhos, desejos...

8 - Saiba definir o que é satisfação e qualidade para seu cliente. Satisfação é a relação entre o que o cliente vê (percebe) e o que ele esperava ver (expectativa). Os clientes definem o padrão de qualidade. Nossa função é cumprir as especificações. Qualidade em serviços ou produtos não é o que colocamos neles. É o que os clientes extraem deles. Qualidade é quando os clientes voltam e os problemas não se repetem, é a nossa melhor garantia da fidelidade dos clientes, nossa defesa mais poderosa contra a competição externa, é o único caminho para o crescimento e lucro sustentáveis.

9 - Para você fazer o cliente perceber o valor dos seus produtos e serviços e pagar o preço justo, assimile muito bem o seguinte: o valor é sempre definido pelo cliente e refere-se às características dos produtos ou serviços que satisfazem as suas necessidades e expectativas. Apenas o valor justifica o tempo, o esforço/atenção e o dinheiro do nosso cliente. É o valor que mantém os clientes interessados no nosso negócio; valor é o que se leva, preço é o que se paga – o que o cliente pretende é que o preço que paga seja justificado pelo valor que leva a um preço justo.

10 - Resumindo: Se você não se atualiza, se não investe em conhecimento, você fica fora do mercado de eventos, porque cada evento é um ser único, mesmo sendo da mesma tipologia. Se você não está devidamente preparado, o evento te engole e o resultado é uma catástrofe. O mercado de eventos é um mercado técnico, profissional, para profissionais, não é para amadores. Teoria sem prática é especulação e prática sem teoria é adivinhação. O profissional ideal une a teoria com a prática e isso só acontece com muito conhecimento. Agora responda: pelo o que você entrega ao seu cliente, seu preço é justo? Você seria seu próprio cliente?

SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Festa para Davi Souza Dias

Para retribuir a alegria que o filho Davi Souza Dias representa em suas vidas, seus pais, o arquiteto Ciro da Silva Dias e a advogada Gizele Lira Souza Dias prepararam uma linda festa para comemorar os dois aninhos de idade de Davi. A comemoração, cujo tema foi “Toy Story”, aconteceu no salão Visual Eventos, no sábado passado. A decoradora Socorro caprichou na programação visual da festa. As fotos são de Daniel Quadros.


Parabéns Marisa Eiró!

A bela e competente médica pediatra Marisa Eiró ganhou incontáveis parabéns na última segunda-feira, dia de seu aniversário. As lições que aprendeu com sua mãe dona Cleonice, aliadas ao seu conhecimento profissional, fazem dela uma médica do corpo e da alma.


Sargento Júnior de idade nova

Quem aniversariou no último domingo foi o sargento Júnior, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará. Muito querido entre os colegas de farda e por aqueles que privam de sua amizade, recebeu inúmeras felicitações pelo transcurso de seu natalício. As comemorações foram em sua residência ao lado de seus familiares e amigos.



ACONTECE


Exposição “O Brasil de Poteiro”

A vernissage da exposição do grande artista Antonio Batista de Sousa, mais conhecido como Antônio Poteiro, acontece hoje, às 19h no CCBEU (av. Padre Eutíquio, 1309). A visitação pública inicia nesta sexta-feira e vai até o dia 20 de novembro, das 14h às 19h30, de segunda a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. A entrada é franca. Poteiro foi escultor, pintor e ceramista, e é considerado um dos mestres da pintura primitiva no Brasil. Nas 22 telas expostas, o artista fez um retrato antropológico do povoamento do País, desde a chegada das primeiras caravelas até a construção de Brasília. A curadoria é de Enock Sacramento.


PENSE NISSO

“É um erro tentar ver muito longe no futuro. A corrente do destino somente pode ser puxada um elo por vez”.

Winston Churchill

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