domingo, 19 de outubro de 2014

Você sabe qual é o papel da primeira dama?








Você sabe qual é o papel da primeira dama?

Estamos chegando ao segundo turno das eleições e uma figura importante sempre desponta depois da posse e investidura do presidente da República, do governador ou do prefeito (no caso de serem homens), mas muito pouco se sabe sobre a primeira dama, termo convencionado para se designar a esposa dessas autoridades. Essas senhoras têm presença relevante, influindo na construção da imagem e conceito da administração dos maridos. Mas qual é o papel real delas perante a administração pública? O especialista em cerimonial, eventos e protocolo Augusto Cezar vai esclarecer o protocolo destinado às primeiras-damas, confira.

1 - A esposa do presidente, do governador ou do prefeito pode comparecer a qualquer solenidade ou cerimônia, devendo, entretanto, utilizar o bom senso para analisar cada evento e "sentir" a necessidade e a importância de sua presença e participação. Caso a autoridade visitante esteja acompanhada da esposa, sua presença faz-se obrigatória; com a visita desacompanhada sua presença é uma cortesia.

2 - Nas cerimônias, principalmente as de caráter público, sociais e religiosas, que pedirem sua presença à mesa, seu lugar será sempre à esquerda do presidente da República, do governador ou do prefeito, deixando o lado direito para a autoridade de maior hierarquia ou para o anfitrião (sem esquecer de levar em consideração ao previsto no Decreto 70.274, que rege as Normas de Cerimonial Público e Ordem Geral de Precedência).

3 - Em eventos estilo plenário, com a composição de mesa diretora, não é necessário que tenha assento, exceto se estiver ligada diretamente ao objetivo do evento, ou se ocupar algum cargo na administração, como secretária municipal ou estadual, por exemplo. Neste caso, ocupará o lugar previsto na ordem de precedência da secretaria ou ministério.

4 - Os cumprimentos protocolares embaraçam os que não conhecem as regras, acostumados com a precedência feminina determinada pela etiqueta social. E aí, fica a dúvida: quem chega cumprimenta primeiro a esposa do prefeito ou o prefeito? Nada disso: a autoridade é sempre cumprimentada em primeiro lugar e, em seguida, a primeira dama.

5 - E os termos esposa e mulher? Quando utilizar um e outro? O presidente, governador e prefeito apresenta sua mulher e cumprimenta a esposa da autoridade. Ou seja, o termo mulher designa a própria esposa: "Esta é minha mulher e aquela é a esposa do presidente da câmara municipal". O protocolo das refeições segue o mesmo dos cumprimentos: a autoridade é a primeira a ser servida (presidente, governador e prefeito) e, por último, suas respectivas esposas. Presentes outras autoridades, a precedência é hierárquica.

6 - A presença da primeira dama deve ser sentida, mas de forma leve, delicada, com classe e muita etiqueta. Seu traje, sempre discreto - estilo passeio ou passeio completo, dependendo do evento e da hora e local - não deve ter nenhum item exagerado - decotes, fendas, transparências. Elegância, antes de tudo. Caso a visita estenda-se por toda à tarde, deve-se preparar para a mesma, uma programação de cunho social, como visitas a entidades filantrópicas, escolas, creches, asilos. Um chá da tarde, com as senhoras da sociedade do município ou do Estado deve encerrar o programa, ocasião em que a visitante poderá conhecer a vida e os problemas municipais e do Estado.

7 - Sabemos que não é fácil ser a primeira dama; responsabilidade, presença, exposição de imagem, podem confundi-la. Entretanto, temos certeza de que a mulher deste início de século sabe melhor do que ninguém exercer esse papel, pois é consciente, antenada, presente; sabe conciliar os papéis de esposa, mãe e profissional; sabe a importância de participar sem se impor e de marcar presença sem aparecer; sabe aceitar e seguir as normas protocolares que o cargo de seu marido exigem; e que não
pode sofrer ataques de estrelismo ou de timidez, merecendo justificadamente, o titulo de primeira dama.

SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Aniversário Ademil Gouveia Neto

O empresário Ademil Gouveia Junior e a contadora Cibelly Borba foram os anfitriões da festinha de aniversário de um ano do pequeno Ademil Gouveia Neto, fruto do relacionamento do casal. A comemoração contou com a presença dos familiares e de convidados especiais na última sexta-feira (17), no salão de festas Algazarra Buffet.


Lorena participa do Conap

A cerimonialista Lorena Albuquerque , bastante requisitada em Marabá, onde desenvolve atividades também na Volswagen, está em Salinópolis, onde participa da 5ª edição do Congresso Nacional de Aprendizagem (Conap), que está sendo realizado desde sexta-feira e se encerra hoje, nos Hotéis Privê do Atalaia, Concha do Mar, Ondas do Mar, Guará Praia Hotel, Pousada Bambu e Hotel Pousada do Sol, que foram fechados para atender os participantes. A expectativa é de que o evento receba mais de 3.000 acadêmicos e afins de todo o País.


Altino e Lyrlei selam união com amor

Altino Quadros Teixeira e Lyrlei Brito Sousa oficializaram a união em bonita cerimônia no restaurante Privilege, no último dia 9. O casamento foi celebrado pela juíza Rebeca Guedes de Oliveira, que proferiu sábias palavras. O novo casal está curtindo a lua de mel em Nova York. Antônio Maria e Liana, os pais de Lyrlei, e Rosangela Quadros e Altino Augusto do Amaral Teixeira, os pais de Altino, abençoaram a união dos filhos.


JESAF na AABB Belém foi sucesso

Abrão Jorge Damous, presidente da AABB Belém, comemora o sucesso da Jornada Esportiva Estadual de Funcionários do Banco do Brasil (JESAF), que reuniu mais de 400 pessoas, entre funcionários, aposentados e familiares. As modalidades disputadas foram futebol de campo, tênis de quadra, natação e atletismo. O evento foi prestigiado por várias autoridades como o superintendente estadual do BB, Carlos Alberto Ramos Silva; o vice-presidente Administrativo da Fenabb, Pedro Paulo Campos Magno; a presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Ellen Cristina Castro, e a ex-governadora Ana Júlia Carepa.



ACONTECE


Fadesp dará apoio à Unifesspa

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concordou que a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) solicite ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a autorização para se tornar sua fundação de apoio. Também aprovou norma que irá disciplinar o relacionamento entre a instituição e a entidade. As duas solicitações foram aprovadas à unanimidade. Em agosto deste ano, a Fadesp também foi autorizada pelo MCTI e pelo MEC a se tornar fundação de apoio ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), oficializando a relação já mantida entre a entidade e a instituição de pesquisa, conforme normatização especifica.


2º Fitsaúde Belém será em dezembro

A segunda edição do Fitsaúde Belém já tem data marcada. O maior encontro de treinamento e saúde esportiva da capital paraense será de 5 a 7 de dezembro, com renomados profissionais da área. As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos pontos instalados na Uepa, Ufpa, Famaz, Unama, Esamaz e Esmac.



PENSE NISSO

“Nunca se esqueça de uma coisa: a lei do retorno tarda, mas não falha. Nunca faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você. Ás vezes a gente até acha que está fazendo a coisa certa e nem nos damos conta que estamos prejudicando alguém. Por isso, antes de tomar qualquer atitude diante de uma situação que envolva outras pessoas, pare e reflita: e se fosse com você?”

Vasty Frazão


Nenhum comentário:

Postar um comentário