quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O que é mais importante, a teoria ou a prática?








O que é mais importante, a teoria ou a prática?

Você sabe qual o valor da teoria, da prática e da experiência? Normalmente, cada um de nós ressalta o que tem sobrando e minimiza o que está faltando. Mas vamos falar de valores. Segundo o professor Augusto Cezar, a teoria vale um pouco menos, por hora trabalhada, quando comparada à experiência prática. “Em relação à teoria, podemos exemplificar o caso de um estagiário, com ótimo currículo acadêmico, ganhando "X" quando entra em uma grande empresa. Em relação à prática, podemos citar o caso de um mecânico ou assistente administrativo que está fazendo o mesmo trabalho há dez anos, ganhando ‘X+1’. Neste caso, a experiência trás mais resultados do que a teoria isolada, mas essa diferença não é tão significativa”, ressalta o especialista em cerimonial, eventos e protocolo. Confira outras considerações sobre o assunto.
1 - Isoladamente, tanto a teoria quanto a experiência têm valor de mercado não muito alentador. Somente juntando as duas coisas é que o valor sobe significativamente. Mas existe um mal-entendido quanto ao que seja experiência. Muita gente traduz experiência como o tempo na função ou tempo de casa, o que não é bem verdade. Tempo é a matéria prima mais abundante no mercado de trabalho. Tempo é o que qualquer um tem para oferecer. Por isso, de acordo com a velha lei da oferta e da procura, o tempo vale pouco: legalmente, um salário mínimo por mês.
2 - Nas empresas, a experiência é medida por resultados. Quem passa anos e anos fazendo sempre a mesma coisa não adquire experiência: adquire mofo! Experiência mesmo é a transformação do conhecimento em resultados práticos para a empresa e para o cliente. E o consequente reconhecimento desse mérito.
3 - Por isso, uma regra do mercado de trabalho diz que o importante é não criar mofo. E isso é fácil de medir. Se uma pessoa está há três anos na mesma função e ainda não aconteceu nada, isso é um razoável sinal de que nada vai acontecer nos próximos três anos.
4 - Assim, devemos sempre olhar com alguma desconfiança quando alguém diz que "tem anos de experiência" naquela atividade ou fala que "tem muitos cursos". Isso não significa que esse alguém tem valor de mercado. Então transforme seu conhecimento em experiência, aumentando seu valor de mercado!

SERVIÇO: www.augustolima.com.br
e williamfiqueatento.bogspot.com.br



Idade nova para José Carlos Araújo

Quem contabilizou idade nova foi o conselheiro José Carlos Araújo, presidente do TCM-PA, que recebeu felicitações pelo transcurso de seu natalício, por parte dos seus amigos, entre os quais os conselheiros do tribunal. Em seu gabinete no TCM-PA, foi surpreendido com homenagem prestada por sua esposa Lane, a filha Jalile e sua mãe Paula Araújo, bem como por diretores e servidores, mas a principal comemoração foi em família.




Jesiel comemora 50 anos com festa
Os 50 anos de Jesiel Lima foram comemorados com uma bonita recepção na Mil Festas Buffet, onde o radialista e a esposa Flor Pantoja, tendo ao lado os filhos Renan,Victor e Ramon, receberam familiares e amigos convidados, entre os quais o juiz Everaldo Pantoja e sua esposa Mayra. As fotos são de Mário Quadros, da Quadros Eventos.


Coquetel

A empresária Joelma Rocha promove o coquetel de lançamento da Carmem Steffens Maison nesta quinta-feira, no 4° piso do Boulevard Shopping. Na ocasião, a coleção exclusiva de roupas da marca, "Alto Verão 2015", será apresentada em um desfile.


Messias Lyra no Coisas de Negro

O Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, apresenta nesta sexta-feira o show “Quem sabe isso quer dizer amor”, com Messias Lyra & banda, a partir das 22h30. O show terá participações de Júnior Almeida, Vitor Lima e João da Hora.



Soquemcorre

Uma tendência digna de elogios e que tem crescido em Belém é a formação de grupos de pessoas que se reúnem para praticar algum tipo de esporte, como forma de lazer e parte dos cuidados com a estética e a saúde. É o caso do Soquemcorre, integrado por cerca de 25 mulheres que atuam em diversas profissões: são advogadas, odontólogas, médicas e servidoras públicas, por exemplo. Segundo Valéria Albuquerque, além de participar de eventos como a Romaria dos Corredores, que faz parte da programação da Festividade do Círio de Nazaré, elas praticam corrida de rua aos domingos e nos dias de terça e quinta-feira. Na foto, integrantes do Soquemcorre na praça Batista Campos, comemorando o aniversário da advogada Érika Alencar, professora universitária de Direito Internacional.


Uma linda festa para Maria Clara
Maria Clara Coelho Pereira não economizou alegria na bonita festa que ganhou de seus pais Natércia e Elmiro Pereira, para comemorar a chegada de seus dez anos de idade. A confraternização com seus amiguinhos aconteceu no Tatoo Park. O registro fotográfico foi feito por Otávio Moraes e a filmagem pela empresa Júnior Nery.



ACONTECE
Posse na Academia Paraense de Jornalismo
Os jornalistas Walbert Monteiro e Álvaro Martins serão empossados, nesta quinta-feira, respectivamente, presidente e vice-presidente da Academia Paraense de Jornalismo. A solenidade será no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, a partir das 19h.
Natal no Boulevard Shopping
Este ano a árvore de Natal do Boulevard Shopping tem dez metros de altura e ficará disponível para o público na praça de eventos do primeiro piso de lojas. O tema é a “Rena do Nariz Vermelho”.


“Círio: Patrimônio Cultural da Humanidade”

A Casa de Plácido foi o palco do lançamento do livro “Círio: Patrimônio Cultural da Humanidade”. Na foto,Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA e patrocinador, com Beth Mendonça, editora do livro, e o arcebispo de Belém Dom Teodoro Taveira.


PENSE NISSO

"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem".

Karl Kraus

Um comentário:

  1. Achei o texto muito inteligente e com certeza vai me ajudar na minha futura carreira.

    ResponderExcluir