quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Você conhece as regras de etiqueta em velórios?








Você conhece as regras de etiqueta em velórios?

A ocasião de morte de pessoas próximas é sempre uma situação difícil de lidar. Velórios, enterros e missas de sétimo dia devem ser encarados como um momento de solidariedade a amigos e familiares. Se o velório for do parente de um amigo, sua presença é imprescindível. O mesmo se aplica no caso de colegas que você tenha algum contato. O professor Augusto Cezar costuma dizer que “desde que nascemos devemos ter duas certezas nesta vida: que vamos morrer e até a chegada da morte vamos pagar impostos”. Para o especialista em cerimonial, eventos e protocolo, “nesta hora tão difícil é melhor saber como se comportar, porque até em velórios existe protocolo e regras de boas maneiras”. Confira as dicas.

1 - Muitas pessoas ficam sem saber o que falar nesses momentos. A expressão "sinto muito" é menos pesada que "meus pêsames" e tem praticamente o mesmo efeito.

2 - Se não souber o que falar, simplesmente dê um abraço carinhoso e não fale nada. Se por um motivo importante não puder comparecer ao velório ou enterro, envie um telegrama com uma mensagem do tipo "nesse momento, meu pensamento é voltado para você, sua família e sua dor". Essa atitude demonstra preocupação real.

3 - Em cemitérios ou igrejas, utilize roupas sóbrias, desligue o celular e procure manter o tom de voz baixo. Evite levar crianças em ocasiões como essas.

4 - A presença de amigos na missa de sétimo dia é sempre bem-vinda. Mas visitas em casa devem ser feitas só sob consulta prévia. O tempo de permanência da visita varia de acordo com a intimidade e o grau de cansaço da família, sabendo-se que mais de uma hora é um período cansativo.

5 - Passado um mês da morte da pessoa, a família não recebe mais visitas. Se você esteve fora durante esse tempo e ainda assim quiser se manifestar, basta um telefonema ou uma carta curta e escrita a mão, com a sua mensagem de carinho e apoio.

6 – Resumindo: em velórios, seja discreto.


SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Bicicleta é um bom meio de transporte

O número de pessoas que usam a bicicleta diariamente como meio de transporte em Belém tem aumentado. Mas para estimular mais gente a usá-las como meio de transporte, é necessária a criação de novas ciclovias e a adoção de medidas visando à melhoria da segurança do ciclista. Segundo Juliana Dantas e William Almeida, dois defensores dessa prática e que participam de grupos que organizam passeios e eventos, o ciclismo é uma das atividades físicas mais completas por movimentar todo o corpo, reduzir o estresse, evitar o infarto e aumentar a imunidade.


Time de peso da arquitetura paraense

Os arquitetos Carol Azevedo, Ana Paula Guedes, Márcia Nunes e André Moreira mantêm a criatividade turbinada e em alto estilo.


XI Jornada Paraense de Dermatologia

O médico José Aroldo Alves Arraes será um dos coordenadores do Simpósio Neoplasias e Cirurgia Dermatológica, que faz parte da programação da XI Jornada Paraense de Dermatologia, que inicia nesta sexta-feira e vai até sábado, no Centro de Eventos do Hotel Radisson. O evento tem por objetivo congregar a comunidade dermatológica em torno do aprendizado científico e da troca de experiências que envolvem a prática diária da dermatologia.


Jaime Magalhães de idade nova

O cabeleireiro e empresário Jaime Magalhães faz aniversário nesta quinta-feira, quando será homenageado com uma missa em ação de graças na igreja N.S. do Perpétuo Socorro. No sábado, reúne amigos, colaboradores e familiares para um jantar no concorrido salão que leva seu nome, na avenida 25 de Setembro. Parabéns !


Um brinde à criatividade de Biratan Porto

Quem trocou de idade foi o jornalista, cartunista, músico e design gráfico Biratan Porto, que teve renovada a certeza do quanto é querido pela legião de amigos que cativa. Parabéns!


Hanne, na primavera de seus 15 anos

Parabéns para a bela Hanne, que colheu do tempo a chegada aos seus 15 anos de idade. Motivo de orgulho e muito amada pelos pais Nara Abdon D'Oliveira e Celso Eluan Lima, Hanne recebeu inúmeras felicitações pelo transcurso de seu natalício.



ACONTECE


Seminário de Regularização Fundiária

A registradora paulista Patrícia Ferraz ministrou palestra no Seminário de Regularização Fundiária que aconteceu, no auditório do Ministério Público do Estado. O evento foi organizado pelo cartório 1º Serviço de Registro de Imóveis de Belém, como parte da programação que celebra os 150 anos de atuação da instituição no município. Além da inscrição, os participantes doaram dois pacotes de fraldas geriátricas. As fraldas serão entregues para instituição uma filantrópica.


Lançamento do livro "BorboLetras"

Paulo Renato Bandeira lança, nesta sexta-feira (7), o seu livro "BorboLetras". Será a partir das 18h, na pérgula da piscina do Hilton Hotel.


Moda inteligente no Pátio Belém

Vai até a próxima segunda-feira, dia 10, no 3º piso do Shopping Pátio Belém, a exposição “Eco-Lógica Moda Pará – Ícones da Moda paraense sob o olhar da Arte e Sustentabilidade”, da consultora de moda e estilo Jackye Carvalho. A mostra traz cinco looks conceituais e artísticos, produzidos através do reaproveitamento de materiais, que seriam normalmente descartados no dia a dia. A exposição também homenageia o estilista paraense André Lima.



PENSE NISSO

“Ninguém é grande ou pequeno, superior ou inferior. Somos o que suportamos, o que sentimos...Somos o tamanho do nosso amor".

Gi Stadnicki

Nenhum comentário:

Postar um comentário