sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Todo evento é um corpo com cabeça e membros











Todo evento é um corpo com cabeça e membros

A cabeça de um evento é o assessor, aquele que comanda, gerencia, coordena, administra, indica parceiros e fornecedores, cobra e presta contas. É dele a palavra final e a responsabilidade, com todos os ônus e bônus advindos de suas decisões. Segundo o professor Augusto Cesar, é o nome do assessor de eventos, seu maior patrimônio profissional e pessoal, que está em jogo, ou seja, a sua reputação. É o assessor de eventos que se reporta ao cliente e de quem o cliente cobra tudo aquilo que está no contrato, ou seja, a realização de seu sonho, através de um evento (o corpo) bem sucedido. Confira algumas observações do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1 - A cabeça (o assessor de eventos) comanda um corpo formado ainda por braços, pernas e tronco, que se refletem na figura de parceiros, fornecedores, apoios, recepcionistas, locutores, mestres de cerimônia, decoradores, doceiros, bufes, e toda gama de prestadores de serviços que contribuem para dar vida a esse corpo chamado evento.

2 - Por outro lado, esse corpo chamado evento tem que estar sempre muito bem nutrido de conhecimento e experiências para satisfazer as necessidades de clientes ávidos para serem encantados e surpreendidos com alegria e emoção.

3 - Se qualquer parte desse corpo não for nutrida (ou pouco nutrida) com conhecimento, ele ficará doente e vai contaminar todas as outras partes – é a infecção generalizada. Foi-se o encantamento e surpresa; acabou a emoção e o sonho do cliente, pois cada evento é um acontecimento único e especial. Detalhe: dê comida ao corpo antes, nunca durante e nem depois.

4 - E quem abastece de comida (conhecimento) esse corpo é a cabeça – o assessor de eventos. É ele que partilha, compartilha, educa, abastece de informações e detalhes todas as partes do corpo. Com a comida distribuída de forma igualitária – conhecimento para todos –, o corpo chamado evento funcionará como uma peça só, azeitada e pronta para todos os revezes, preparado para os problemas que com certeza aparecerão pela frente.

5 - É suicídio empresarial e profissional negar comida para qualquer parte desse corpo chamado evento. Em algum momento essa parte mal nutrida vai falhar e será a imagem da cabeça - do assessor de eventos - que será responsabilizada. Todas as partes têm que serem abastecidas sempre de conhecimentos. Somente assim essas partes serão realmente parceiras na construção desse corpo chamado evento.

6 - Que fique claro que nenhuma parte deste corpo chamado evento tem a capacidade de gerir, governar, comandar a cabeça – o assessor de eventos. Cada parte desse corpo é comandada e liderada pela cabeça, nunca o contrário. É essa cabeça quem indica os melhores parceiros (representados pelos braços, tronco e pernas) para o sucesso do evento, não o contrário.

7 - Mas... sempre tem um mas, essa cabeça sozinha não faz um evento acontecer, assim como nenhuma parte isolada desse corpo também não. O evento só acontece com a união da cabeça, tronco e membros sempre muito bem nutridos de conhecimento para que atuem como uma orquestra afinada, sempre sob a regência desse maestro chamado assessor de eventos.

8 - Desnecessário dizer que quanto mais elevado for o nível de um evento, tanto mais se dependerá da atuação firme, lúcida e serena de um assessor de eventos competente e capaz. Não é exagero nem figura de retórica, portanto, dizer que ele é o “salvador da pátria”, o orientador de todas as partes e de todos os atos do evento. Clientes e convidados acompanham atentos seus gestos e seu comando, tanto quanto os integrantes da orquestra seguem a regência desse maestro.

9 - É importante lembrar que não é à toa que o assessor de eventos é chamado “Mestre de Cerimônias”. O dia-a-dia enseja ver eventos mal planejados chegar a um “final feliz” tão somente em decorrência, na ponta final, da presença de um assessor de eventos competente, responsável e hábil, que sempre, no momento azarado, tem uma “saída de mestre”. Por outro lado, é bastante comum casos de eventos cuidadosamente programados “darem com os burros n’água” pela incompetência de uma das partes desse corpo - sem conhecimento, sem "comida".

10 - Ao deferir a alguém a tarefa de cuidar de um evento, qualquer instituição de caráter público ou privado, ou empresa do mundo corporativo, espera que tudo absolutamente tudo seja feito com qualidade, zelo e exatidão. Para quem a aceita, essa não é, não deve, nem pode ser uma missão impossível. Ele é o assessor de eventos, vale dizer, um especialista em cerimonial! O mínimo que deve conhecer é tudo que diga respeito à matéria.

11 - Cabeça, tronco e membros bem nutridos de conhecimentos resulta em um corpo forte e coeso, preparado para o sucesso. A decisão estão está em suas mãos, em dar ou não comida para esse corpo. Assuma o ônus ou bônus de sua decisão!


SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br

e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Concita Maia é homenageada em seus 70 anos de idade

A comemoração dos 70 anos de Concita Maia, no último domingo, foi repleta de emoções. Além da grata surpresa do almoço no Casarão Bocaiúvas, familiares e amigos prestaram homenagens inesquecíveis. Uma delas foi uma linda música ao som do violão, oferecida e interpretada por seu neto Yan Maia Pinheiro. Em cada mensagem, uma demonstração de carinho, amor e consideração pela pessoa maravilhosa que a matriarca da família Maia sempre vai representar.


Belém reunirá mestres da contabilidade

O renomado professor César Volnei Mauss, mestre em Contabilidade e Controladoria pela Unisinos e proprietário da empresa Mauss Consultoria em Gestão Ltda., estará em Belém no próximo dia 9 para ministrar a palestra magna do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP-PA), que será realizado até o dia 10 no Centreesaf, no prédio dos Mercedários. O tema da palestra é “A gestão de custos aplicada ao setor público”. O evento, que é organizado pela Associação de Profissionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (APCASP-PA), reunirá profissionais de contabilidade de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.apcasp.org.br/sincasp.


Edmilson Ledo Jr. comemora idade nova

Edmilson Ledo Jr. comemorou seu aniversário, no último fim de semana, com uma bonita e animada festa organizada por sua noiva Lorena Carneiro, com direito a um delicioso churrasco à beira da piscina do edifício Rio Mondego. Ele recebeu o carinho dos pais Fátima Castro e Edmilson Lédo, entre outros familiares e amigos.


ADVB recebe prêmio LASPA

A ADVB-PA foi homenageada com o prêmio internacional Latin American Sales Personality Award 2014 (LASPA), pelo trabalho desenvolvido nos seus 40 anos de fundação. Na cerimônia de premiação, a associação foi representada pelo seu conselheiro Marcos Aurélio Lopes de Oliveira.


Josiana Moreira está de idade nova

A nutricionista Josiana Moreira aniversariou no último dia 23 e festejou a data ao lado do noivo Moisés Silva, educador físico. Por sinal, os dois promoveram juntos, no sábado passado, a quinta edição da Results Corefit. Trata-se de um treinamento funcional de alta intensidade, que foi realizado no ginásio da Uepa. Além disso, o casal fitness comemora o sucesso do projeto "O melhor de mim", que traz informações baseadas em pesquisas científicas para alcançar uma vida saudável, através de exercícios físicos e de uma alimentação adequada.


Aniversário de Nayara Salgado

Quem esteve aniversariando foi a turismóloga e social media Nayara Salgado, que comemorou chegada de idade nova em Belém. Nayara recebeu inúmeras felicitações pela passagem de seu aniversário, oportunidade em que viu renovadas as manifestações de carinho por parte de seu vasto círculo de amizade e também de sua família em Santarém, na região Oeste do Pará.


ACONTECE

Banda Melanina Carioca faz show em Belém

Direto do Vidigal, no Rio de Janeiro, a banda Melanina Carioca desembarca nesta sexta-feira (03), em Belém, para fazer show na boate Pink Elephant. Nesta segunda apresentação da banda por aqui, terá uma mistura de funk, samba, pagode, MPB e hip hop, ritmos que fazem sucesso na zona sul da cidade maravilhosa.


Máquina do Tempo

Para garantir a diversão das crianças, o Shopping Pátio Belém estreou o evento “Máquina do Tempo”, que traz várias atrações em um cenário divertido, inspirado nos desenhos dos Flintstones e dos Jetsons. O circuito de brincadeiras educativas é diversão garantida para os pequenos na Praça Central e fica em cartaz até o dia 19 de outubro.


Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e o Paravidda, ONG que dá apoio e assistência às pessoas com HIV/AIDS no Pará, realizará uma programação especial para os pequeninos filhos dos assistidos pela instituição, no próximo dia 10. O grupo está pedindo doações de brinquedos para presentear uma média de 100 crianças nesse dia. As crianças vivem em situação de vulnerabilidade social e o Paravidda quer proporcionar um dia de alegria a essa garotada. Interessados podem doar na sede do Paravidda, localizada na travessa Roberto Camelier, nº 809, entre Timbiras e Fernando Guilhon, em frente à paróquia Santa Terezinha, no Jurunas. Telefones: (91) 3272-4645 e (91) 3271-0096. Facebook: Grupo Paravidda.


Atração infantil

Até o dia 12 de outubro o público infantil pode aproveitar a mais nova atração do Boulevard Shopping: o Minimundo Playmobil, que está instalado na praça de eventos do primeiro piso de lojas, de segunda a domingo, das 14h às 20h. O evento é uma forma de presentear os clientes e, principalmente o público infantil, que em outubro tem muitos motivos para comemorar.


Doação de sangue

A Albras e a Hydro Alunorte esperam receber mais de 1.200 doadores na 16° edição da Campanha Voluntária de Doação de Sangue, cujo tema é “Encha uma bolsa de sangue e transborde de vida quem precisa”. Os interessados podem se dirigir ao ambulatório da Albras até esta sexta-feira, 3 de outubro, em Barcarena, onde a equipe técnica da Fundação Hemopa realiza a coleta.



PENSE NISSO

"Ao homem sábio são mais úteis os seus inimigos do que ao tolo os seus amigos.”

Baltasar Gracián y Morales

Nenhum comentário:

Postar um comentário