sábado, 17 de janeiro de 2015

Não espere que lhe peçam: faça o que tem que ser feito!








Não espere que lhe peçam: faça o que tem que ser feito!

Você já deve ter convivido ou ter observado colaboradores que só tomam alguma atitude se o superior lhe pede ou manda. Se isso não ocorrer, ele fica ali, impávido, à espera de alguma ordem ou orientação. Alguns até pensam “Se ele não pediu, porque vou me intrometer?”. Essa é a atitude mais cômoda, mas será a mais correta? Será que é essa atitude que o mercado atual altamente competitivo espera de você? Para o professor Augusto Cesar, a melhor forma de aprender é ter oportunidade de tomar iniciativa. “Você precisa ter chance de cometer erros e de aprender com esses erros. No ambiente corporativo, quem erra e não tem medo de errar novamente, tem mais preparo para as adversidades que poderão vir. Ao contrário daquele sempre otimista, que não saberá o que fazer frente a um problema ou situação limite que exija uma ação proativa imediata”. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.


1 - Embora possa parecer estranho, toda empresa hoje procura contratar essencialmente o mesmo tipo de pessoa: alguém que tenha iniciativa. Saibam que, alguém que, em uma dada situação de trabalho age de forma independente – qualquer que seja sua formação, treinamento ou capacidade – vale ouro. Fazer o que precisa ser feito por sua própria iniciativa é a marca registrada da excelência profissional.

2 - Atender a um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega de trabalho, dar uma sugestão para economizar dinheiro, desenvolver uma idéia ou aprimorar um processo são ações esperadas de todos os colaboradores a partir do momento em que eles são contratados.

3 - Nenhuma empresa hoje em dia pode sobreviver com colaboradores que apenas sigam ordens. O ambiente competitivo, o número de mudanças e a velocidade dos negócios na maioria dos mercados são intensos demais para os colaboradores agirem de outra forma.

4 - A empresa que espera que os funcionários façam apenas aquilo que os gestores lhes pedem é uma séria candidata a cair fora do negócio em uma questão de tempo (cuidado com a sua). Compare a sua empresa com qualquer concorrente. Provavelmente você tem produtos, serviços, tecnologia, canais de distribuição e estratégias de mercado semelhantes, entre outras coisas. O que faz com que uma empresa tenha sucesso e outra lute para sobreviver? São as pessoas, a iniciativa diária, a energia e o empenho com que elas trabalham, sem esperar que lhes digam o que devem fazer.

5 - Muito em breve nós seremos um mundo de colaboradores autogerenciados, onde todos precisarão compreender a importância de sua própria contribuição para a missão e o propósito da empresa e se esforçar para tomar iniciativas que tenham um maior impacto no trabalho.

6 - Com o tempo, o seu trabalho se tornará mais empolgante, você sentirá o impacto de suas ações e aprenderá, crescerá e se desenvolverá nas suas funções. Passará a ser conhecido como alguém que “faz as coisas acontecerem”, será capaz de assumir responsabilidades maiores e mais significativas e receberá recompensas por agir assim.

7 - Faça sempre o que tem de ser feito, não espere que lhe peçam.A empresa lhe contrata para fazer um trabalho, porém, mais importante que isso, ela o contrata para você pensar, usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos.

8 - Você tem permissão de agir na defesa dos interesses mútuos - seus e da empresa. Se em qualquer momento sentir que a empresa não está fazendo a coisa certa – a coisa que você acredita que ajudaria a todos –, por favor, fale. Você deve emitir sua opinião quando necessário e declarar o que não foi declarado, der sugestão ou questionar uma ação ou decisão. É uma questão de sobrevivência, inclusive a sua.

9 - Isto não quer dizer que a empresa sempre concordará com você, nem que mudará necessariamente o que está fazendo, mas vai querer saber o que você acredita e que ajudaria a atingir as metas e propósitos e criar uma experiência de sucesso mútuo nesse processo. Você deverá tentar compreender como (e por que) as coisas são feitas como são, antes de tentar mudar o processo de trabalho existente. Tente trabalhar com os sistemas existentes, em primeiro lugar, mas fale quando achar que eles devem ser mudados.

10 - No seu trabalho, sugira como as coisas podem ser melhoradas, como o dinheiro pode ser economizado, ou como os processos podem ser simplificados. Mantenha o foco primeiro no seu próprio trabalho e ao adquirir habilidade, confiança e respeito, passe a dar sugestões no seu departamento e, depois, na empresa como um todo.

11 - Entendeu? Seja proativo e faça aquilo que tem que ser feito. contrate pessoas proativas. a empresa agradece!--


SERVIÇO:

www.augustolima.com.br
ou em williamfiqueatento.blogspot.com.br


Varejo

O profissional de marketing, Antônio Carlos Maziviero, está em Nova York para participar do Congresso Internacional de Varejo- NRF Annual Convention, evento que reúne os principais executivos que atuam no mercado mundial varejista. O gerente participou do pré-evento, que teve uma imersão no mercado norte americano. Na foto Maziviero e Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza.


Confraternização

O Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil- Factoring do Pará (Sinfac/PA), recentemente reuniu as empresas filiadas para se confraternizar. O evento aconteceu em um hotel em Belém e reuniu mais de 200 pessoas. Dentre as premiações, a de “Reconhecimento Prestado” foi entregue ao ex-presidente do Sinfac/PA, empresário Nonato Nogueira, da empresa R N Fomento Mercantil. Na foto, Nonato com Armando Arruda.


Acia no Sebrae/PA

A Associação Empresarial de Ananindeua (Acia), participou da posse da nova diretoria do Sebrae/PA, no último dia 5, no Salão Nobre da ACP, ocasião em que conversaram com Fabrízio Guaguianone, novo diretor-superintendente do órgão, sobre possíveis parcerias. Na foto, Allan Bitar, da Acia, Fabrízio e Breno Souza, do Conjove Ananindeua.


Encontro

Andréa Reis iniciou 2015 com a mão na massa promovendo um encontro com seu time de empreendedoras no auditório do Espetáculo Hall. O evento também marcou o lançamento de novidades da Tupperware.


Aniversário

Quem comemorou idade nova na última sexta-feira foi o executivo Antônio Faustino, Gerente de Negócios do Banpará – agência Senador Lemos. E, como não poderia deixar de ser, o bancário ganhou uma grande festa dos familiares e amigos. Daqui os nossos parabéns, Faustino!


Milagre da vida

Shirley Salazar de Araújo comemora nesta segunda-feira (19) mais um aniversário. Ela agradece a Deus a dádiva de viver mais um ano com saúde e radiante de alegria. Como quem já foi rainha nunca perde a majestade, Shirley está ingressando na gerência geral do grupo Favorita em Belém. Parabéns!


Beleza

A equipe do salão de beleza Jaime Magalhães, um dos mais concorridos do bairro do Marco, participou de um dia de treinamento para conhecer os novos tratamentos da marca Loréal. Os profissionais ficaram por dentro das novas tendências do mercado da beleza como as “mechas ombré tropical” e os cortes para realçar a beleza natural dos cabelos. O evento foi coordenado por Elizabeth Santos, da Loréal, que parabenizou o empresário Jaime Magalhães pela iniciativa.


ACONTECE

Sorteio

Na última segunda-feira, 12, o Boulevard Shopping sorteou o último carro da sua campanha de Natal. Vários clientes estiveram presentes no local do sorteio. A ganhadora foi Rafaela Nazaré Bessa de Pontes, que levou para casa uma BMW 116i.


No Pará

O conselho do grupo Hydro está no Pará desde o último domingo, 11, onde realiza uma extensa programação. O diretor-executivo, Svein Richard Brandtzæg, visitará unidades, projetos sociais e operacionais, e também participará de reuniões com lideranças brasileiras e autoridades do estado. Nos dias 13 e 14 ele visitou as fábricas da Hydro Alunorte e Albras, em Barcarena.


Mostra

Desde o dia 12 até o dia 31 de janeiro, o Boulevard Shopping recebe a exposição “Cenários de Belém”, do artista plástico Odair Mindello. A mostra, que tem como curadora Milene Coutinho, é uma homenagem feita aos 399 anos da cidade de Belém, e ficará à disposição do público no terceiro piso de lojas do Shopping.


PENSE NISSO

"Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade".

Um comentário:

  1. Meu amigo William, você mais uma vez arrasou no comentário da minha prima Shirley Araújo, tanto ela como eu, adoramos. Muito obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir