domingo, 28 de dezembro de 2014

Excesso de "não" atrapalha a comunicação







Excesso de "não" atrapalha a comunicação

Você já prestou atenção em quantas vezes diz "não" durante uma conversa com um cliente, parentes e amigos? Parou para pensar se isso pode interferir ou não nessa negociação? Dependendo de onde você coloca esse "não", saiba que pode ocorrer um "ruído na comunicação" e falta de assertividade, podendo interferir no sucesso de seu negócio e na captação de novos clientes. Segundo o professor Augusto Cesar, a garantia de uma comunicação efetiva com o cliente é fator primordial para o sucesso do atendimento e depende da sua habilidade. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.


1 - Um olhar atento pode rapidamente identificar a interferência na comunicação, eliminá-la ou, no mínimo, amenizá-la. Para isso, é necessário desenvolver uma capacidade fundamental no processo de comunicação: a percepção.

2 - Existe ainda um fator que interfere fortemente no processo de comunicação e é responsável por diversos desvios de sentido e incompreensões: a palavra “não”.

3 - Na linguagem diária, é comum o excesso de utilização da palavra “não” e de outras expressões negativas. Trata-se de um aspecto cultural, que varia conforme a região do país, mas está presente em todas elas. O excesso de utilização da forma negativa compromete o sentido e nem sempre reflete a intenção da comunicação. Observe a resposta para a seguinte pergunta:

- Devo cobrar multa para um imposto que está vencido?
- Não, cobre a multa.


4 - Por essa resposta, a multa deve ou não ser cobrada? A resposta é afirmativa, mas vem precedida de um não. Essa é uma prática comum em nossa linguagem, mas está incorreta e atrapalha a compreensão da mensagem. Portanto, deve-se, sempre que possível, evitar a utilização da palavra “não” e das formas negativas, reservando-as para as frases que realmente tenham sentido de negação.

5 - Outra prática comum - e que adquire maior importância na comunicação profissional - é o hábito de dizer primeiro o que não pode ser feito para depois informar o que é possível. Veja o exemplo: Não temos sorvete de chocolate, só de creme e flocos.

6 - A negativa inicial modifica a disposição do cliente e deixa-o propenso a não reagir bem durante a continuação do atendimento. Ao contrário, a afirmativa inicial favorece o estabelecimento de um clima ameno e propício ao entendimento. Exemplo: Temos sorvete de creme e flocos. 

7 - É aqui que entra a assertividade, que é a capacidade de comunicar-se afirmativamente. Evidentemente não se trata de omitir ou modificar o teor de uma informação, mas de apresentá-la, destacando seus aspectos positivos, suavizando a mensagem e diminuindo o impacto de um conteúdo negativo. Veja o exemplo: Não poderemos entregar seu carro antes de uma semana. Dito de outra forma, com assertividade: Seu carro estará pronto em uma semana.

8 - Trata-se da mesma informação, mas o primeiro caso provoca irritação, enquanto o segundo foi apresentado de uma forma que tranqüiliza e favorece a aceitação. Para ser assertivo, é importante estar alerta e planejar a mensagem antes de transmiti-la ao cliente. Dessa forma, os obstáculos da comunicação serão consideravelmente reduzidos.

9 - Entendeu? Então tenha muito cuidado ao usar o "não": seja assertivo!

SERVIÇO: www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Oscar Mello comemora 80 anos

O aniversário de 80 anos de idade do médico Oscar Mello foi comemorado com uma bonita festa no Salão Panorâmico da Assembleia Paraense, no último dia 22. O aniversariante se emocionou com as justas homenagens que seus familiares e amigos lhe prestaram por ocasião do seu natalício, ratificando as virtudes de pai e marido amoroso, medico competente e de conduta exemplar e amigo leal. A cobertura de imagens é da Quadros Eventos.


Giulia festejou seus 15 anos

Aconteceu neste sábado (27), na Albuquerque´s Recepções, a festa de 15 anos de idade da bela Giulia Ferreira. O tema da festa de aniversário, organizada por Márcia Ferreira, mãe da aniversariante, foi White Party.


Samy em ritmo de aniversário

Quem recebeu inúmeras felicitações de parabéns pelo transcurso do seu aniversário foi a cantora Samy Lourinho. Além de comandar a banda que tem o seu nome, Samy é estudante de Publicidade e Propaganda. Atuando na noite paraense há dez anos, Samy já conta com um grande fã-clube.


ACONTECE

Comemoração de realizações e prosperidade

O terreiro de Mina Nagô Caboclo Arruda, em Ananindeua, comemora muitas vitórias alcançadas ao longo de 2014. Como uma família, unida pelos laços de amor e carinho, eles se unem a família T.E.U.C.Y para brindar a chegada no novo ano e desejam a todos os pais, mães e filhos de santos e amigos um 2015 repleto de realizações e prosperidade.


PENSE NISSO

“Você descobre que uma pessoa é fraca quando ela precisa humilhar alguém para se sentir forte. Ela pode dizer ser culta, conhecedora da verdade, mas no final é mais fraca quanto a pessoa que ela quer humilhar”.

Ailton de Souza Carrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário