domingo, 21 de dezembro de 2014

Ter habilidade e competência não é pra qualquer um!










Ter habilidade e competência não é pra qualquer um!


Muita gente confunde competência com experiência. Mas será que você sabe a definição de habilidade e competência? Segundo o professor Augusto Cesar, em algum momento já ouvimos ou já pronunciamos afirmações como “Eu sou competente”, “Eu tenho a competência para resolver isso”, “Você é incompetente” e “Quem tem competência para assumir esse trabalho?” Consultando os dicionários, vemos que a definição para competência é a seguinte: “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1- Cada um de nós tem uma quantidade extraordinária de informações armazenadas e essas informações servem para a condução de nossas vidas. É impossível que toda nossa sabedoria não sirva para alguma coisa, portanto, somos competentes para muitas coisas e não competentes para muitas outras. Isso pode parecer óbvio, mas constantemente nos envolvemos em assuntos ou situações que não dominamos inteiramente e nesse momento nos tornamos não competentes.

2- Reconhecermos as nossas deficiências, pedirmos ajuda, estudarmos os problemas, são atitudes corretas que todos devemos ter. A palavra incompetência não deveria ser aplicada por ser um tanto depreciativa, ela pode ser substituída pela expressão “não competente”, aplicável de forma mais respeitosa.

3- O conhecimento que temos armazenado é único e extraordinário, e deve sempre ser utilizado em prol do desenvolvimento da organização e de seu negócio. Temos que ser competentes a ponto de reconhecermos nossas limitações e abrirmos espaço para outros desempenharem o seu papel. Uma organização (ou o seu negócio, sendo você um empreendedor) é dirigida por um grupo de profissionais e cada profissional tem uma função estabelecida, levando-se em conta sua maior habilidade. Os assuntos jurídicos são tratados pelo advogado, os assuntos contábeis pelo contador, os assuntos sobre eventos pelo especialista em eventos (por direito e de fato) e assim sucessivamente.

4 - Cada um deve ser responsável por seus atos e tem a obrigação de fazer bem o que sabe. Não poderemos, em hipótese alguma, assumirmos qualquer responsabilidade por algo que exija maior competência, sob pena de desestabilizarmos a estrutura da organização e do negócio. Fica claro que o sucesso da organização depende da competência e da habilidade de cada colaborador.

5 - A habilidade é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. “Ter habilidade” significa ser “mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que tenha lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

6 - Agora reavalie seu conceito: você tem mesmo competências e habilidades naquilo que faz?

SERVIÇO: confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Isabela vive o sonho dos 15 anos

A Cenários Recepções foi o palco da realização do sonho de Isabela Azevedo Rodrigues, que ganhou de seus pais Ênio Rodrigues e Adriana Azevedo uma linda festa para comemorar seu aniversário de 15 anos de idade. Isabela, a princesa da noite, brilhou entre seus familiares e convidados. Estiveram presentes à festa sua avó materna Margarida Azevedo e seus avos paternos Marlene Rodrigues e Irineu Rodrigues. O cerimonial foi de Lorena Carneiro. Fátima Castro e Edmilson Lédo, donos da Cenários Recepções, receberam elogios pela decoração e buffet. As imagens são da QUADROS EVENTOS.



Parabéns para Jaqueline Chaves

A bela cirurgiã-dentista Jaqueline Chaves aniversariou na última terça-feira (16) e recebeu inúmeras felicitações de seus familiares e amigos. Ela comemorou a data na festa da Revista Bacana.


Dupla comemoração

Ana Maria Figueredo Silva fez aniversário no último dia 5, e o neto Marco Antônio dia 7. A comemoração foi em família.


Confraternização no Mangal das Garças

A turma da 6ª Controladoria do TCM-PA, chefiada pelo controlador Alcimar Lobato realizou sua festa de confraternização de fim de ano no restaurante do Mangal das Garças.



ACONTECE

Leila Elias participa de simpósio no Amapá

Na sexta-feira passada, a presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Apcasp) Leila Márcia Elias participou do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Amapá, proferindo palestra sobre "A Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o Controle Interno". O evento, realizado no Sebrae do Amapá, teve como tema "A Contabilidade Pública como Instrumento de Gestão Pública".


Natal na Associação Colorindo a Vida

A Associação Colorindo a Vida realiza neste domingo a sua festa de Natal. A programação contará com a presença do Papai Noel, palhaço, brincadeiras, lanche, distribuição de brinquedos e do Grupo Anjos da Enfermagem. O evento será no auditório da Associação, e terá inicio às 16h. A instituição já existe há mais de dez anos, e tem um vasto histórico envolvido na luta contra o câncer infanto-juvenil, através do acolhimento de crianças e adolescentes portadoras da doença que vêm de outras localidades, principalmente do interior do Estado.


Religiões participam de culto ecumênico

Representantes de igrejas católica e evangélica, da União Espírita e Seicho No Ie estiveram presentes no XV Culto Ecumênico da Alumínio Brasileiro S/A (Albras), que ocorreu sexta-feira passada na Alumínio Brasileiro S/A (Albras). O evento, que teve como tema “O Envolvimento e o Comprometimento pessoal e profissional”, contou, em seu encerramento, com a apresentação do grupo musical Vox Gregorium.


PENSE NISSO

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”.

Confúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário