sábado, 20 de dezembro de 2014

A importante arte de conversar e convencer












A importante arte de conversar e convencer

Foi-se o tempo em que certas decisões eram impostas. Os tempos de hoje o melhor caminho é o diálogo, a negociação. Parece uma coisa óbvia e simples, mas você sabe conversar? Já recriminou filhos, parentes, colegas e amigos porque eles não sabem conversar? E o que é essa “coisa” chamada conversar? Bem, segundo o professor Augusto Cesar, conversar todo mundo sabe, porém, conversar com a finalidade de obter uma vantagem, seja financeira, cultural, empresarial ou até mesmo sentimental, é uma arte. E é uma arte porque, em princípio, ninguém está disposto a ceder alguma coisa sem uma contrapartida, ou seja, sem ganhar algo em troca. E o grande segredo é justamente este: descobrir o que a outra pessoa quer em troca para nos dar o que estamos querendo. Confira as dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1 - O mecanismo de troca não implica, necessariamente, trocar sempre valores iguais. Você pode trocar tudo por tudo (sejam valores concretos ou abstratos), desde que ambas as partes achem justo e interessante.

2 - Quando há justiça na troca, os negócios (a conversa) se encaminham bem e tendem a um acordo satisfatório; quando não há justiça, mesmo que haja acordo, fica um clima de ressentimento que pode inviabilizar qualquer outro acordo, futuramente.

3 - Assim, os primeiros elementos de troca na conversa devem ser aqueles que toda pessoa espera que seu interlocutor ofereça, ou seja, educação, seriedade e discrição.

4 - Se a pessoa não oferece esses valores para troca, logo de saída, as chances de um diálogo eficaz são reduzidíssimas. Afinal de contas, todo diálogo é um vaivém de palavras e expressões que vão sendo interpretadas de acordo com os valores de cada um, e são essas interpretações que dão ritmo à conversa.

5 - Diferentemente do que se possa pensar, não são os argumentos que pesam mais num diálogo; são as emoções. São elas que decidem.

6 - Você pode ter os melhores argumentos, porém, se não conseguir passar simpatia, confiança, se a outra pessoa não conseguir se sentir bem na sua presença, a conversa certamente não chegará a bom termo.

7 - E o “gatilho” capaz de disparar esse clima favorável está na educação, na seriedade e na discrição. A pessoa mal-educada, que não transmite confiança e que não tem a medida exata do ridículo tem pouquíssimas chances de convencer alguém.

SERVIÇO: confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



TCM-PA sob nova direção em 2015

A partir de 15 de janeiro de 2015 o TCM-PA estará sob novo comando. Assume a presidência o conselheiro Cezar Colares, que terá como vice-presidente o conselheiro Sérgio Leão e como corregedor o conselheiro Daniel Lavareda. A nova mesa diretora conta com total apoio da conselheira Mara Lúcia, que logo após a eleição, na terça-feira passada, desejou sucesso aos eleitos na condução dos trabalhos na Corte de Contas.


Luis Cunha é o novo presidente do TCE

O conselheiro Luis Cunha foi eleito, nesta terça-feira, para presidir o TCE-PA no biênio 2015/2016, e terá como vice-presidente a conselheira Lourdes Lima e como corregedor o conselheiro André Dias. Já o mais novo conselheiro daquela Corte de Contas, Odilon Teixeira, tomou posse na segunda-feira e participou da eleição. Na foto, o atual presidente do TCE conselheiro Cipriano Sabino com os conselheiros Luis Cunha e Odilon Teixeira.


Uma festa inesquecível

Laiza Trindade continua recebendo felicitações não só pela passagem de seu aniversário, mas também pela linda e animada festa de 15 anos com que brindou seus convidados na Cenário Recepções. Seus pais Lívia e o juiz Luiz Trindade, da Comarca de Altamira, foram perfeitos anfitriões. Na foto, os pais com a aniversariante e seu irmão Alisson, na hora do parabéns.


Médicos da turma de 1984 comemoram 30 anos

Os médicos da Faculdade Estadual de Medicina do Pará ( FEMP) de 1984 comemoraram na sexta-feira passada 30 anos de formatura. A foto mostra a turma formada pelos doutores: Luiz e Aroldo Arraes, Sidney e Márcia Cruz, Roberto e Katia Tuma, Cecilia e José Claudio, Cyntia Bitar, Halmelio Sobral, Jorge Lúcio, Afonso Zahlut, Ana Izabel, Raimundo Nonato Figueira, Fernando Furtado, Fernando Fernandez, Mário Hernesto, João Leandro, Domingos Savio, Marilene Carvalho, Mônica Ferreira, Paulo Esteves, Terezinha Pinto, Taniusmar, Socorro Ramos e Araujo, dentre muitos outros.


Projeto Biografias Regionais

A biografia do professor Antônio Vaz, diretor do Colégio Moderno e ex-reitor da Unama, será o sexto volume da Coleção Sucesso Paraense, das editoras Verde e Guia, dos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, com lançamento marcado para o dia 09 de dezembro, na Usina, em meio a um coquetel, às 19h. A coleção é um projeto de biografias regionais que busca a valorização dos empresários e empreendedores bem-sucedidos. Com mais de 150 páginas, o livro tem apresentação de Edna Vaz, esposa do professor.


Dança

Ana Rosa Crispino comanda neste sábado e domingo duas apresentações do clássico O Quebra Nozes no palco do Teatro da Paz. O espetáculo natalino conta com a participação de todos os alunos e professores da Ballare. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro.


ACONTECE

Aspas fará homenagens durante jantar

A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) realiza, neste sábado (6), no Salão Nobre da sede campestre da Assembleia Paraense, a festa de entrega do troféu Fornecedor Destaque 2014 e o título de Supermercadista Honorário. Na oportunidade, o presidente José Santos de Oliveira dará posse à nova diretoria da Aspas, eleita para o biênio 2014-2015, e apresentará a Comissão Feminina, responsável pelos projetos sociais da entidade.


Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo 2014

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará realiza nesta quinta-feira (4), no Hangar, a festa de entrega do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo.


Jantar de confraternização do Sinfac/PA

O Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Estado do Pará (Sinfac/PA), realiza jantar de confraternização para seus associados e irá premiar a Empresa do Ano. A festa acontece no hotel Crowne, nesta sexta-feira (5). Cesar Rodrigues, presidente do Sinfac será o anfitrião da noite.


Pará representado no Mundial de Xadrez

Aluno do quarto ano do CEMP, Rodrigo Massoud, 9 anos, está representando a escola no Campeonato Mundial de Xadrez Escolar 2014 em Juiz de Fora (MG). O evento, que se encerra nesta quinta-feira (4), é realizado pela Federação Internacional de Xadrez, em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez e a Federação Mineira de Xadrez.


PENSE NISSO

"Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono".

Mario Quintana


Nenhum comentário:

Postar um comentário