sábado, 7 de junho de 2014

A importância do bom atendimento – Final




De certa forma, praticamente todas as regras mencionadas nas duas últimas edições, sobre como desenvolver um bom atendimento aos clientes para que eles fiquem satisfeitos isso gere benefícios para o seu negócio, podem ser aplicadas no relacionamento com os seus semelhantes, independentemente de visar ou não lucro financeiro. Trate bem as pessoas, com respeito e sem bajulação, seja proativo e humilde, mas sem perder a dignidade e a autoridade, e você ganhará admiradores.
Voltando a área dos negócios, o professor Augusto Cesar recomenda que você não se esqueça de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente. “Para o cliente, você é a empresa e a imagem dela depende de seu atendimento”, esclarece o especialista em cerimonial, eventos e protocolo. Confira mais algumas dicas.

1 – Procure decifrar o que acontece por trás dos rostos e dos gestos do cliente.

2 – Pergunte educadamente o nome do cliente e passe a tratá-lo assim.

3 – Ao tentar resolver uma situação, seja objetivo e pergunte o necessário para se inteirar do que o cliente precisa. Se for necessário, relate o problema em forma de indagação, para que o cliente confirme se você realmente entendeu o que ele quer. Se possível, anote, mostrando a ele que entendeu tudo.

4 – Diga ao cliente que vai se empenhar pessoalmente para solucionar a questão. E cumpra a promessa.

5 – Deixe claro para o cliente que a reclamação dele não é uma chateação e sim uma oportunidade para a empresa aprimorar o atendimento. Nunca esqueça de agradecer a colaboração dele.

6 – Trate as mulheres por “senhora” e os homens por “senhor”. Evite tratamento de intimidade como “você”, “meu bem”, “minha querida”, “fofinha”. O mesmo se aplica em relação a palavras no diminutivo: minutinho, favorzinho, obrigadinha.

7 – Evite dar respostas assim: Eu não sei. Não podemos fazer isso. Este assunto não é comigo. Ele não está; saiu para almoçar e não voltou ainda. Ele está sempre atrasado. Ele nunca chega antes das 10 horas.

8 – Evite gírias no vocabulário e expressões como: “Né”, “Tá”, “Entendeu?”, “Hein?”, “Ahn?”.

9 – Uma constatação interessante: as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus clientes queriam, mas sim aquelas que surpreenderam seus clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes. Se você ficar só ouvindo o cliente e fazendo o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender seu cliente e tomá-lo de você.



ACONTECE

Polissonografia pelo SUS
O Hospital Universitário Bettina Ferro, da UFPA, é o primeiro hospital no Pará a oferecer o exame de polissonografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira passada, à noite, foi realizado o primeiro procedimento. Com o exame é possível diagnosticar os distúrbios do sono que a pessoa apresenta enquanto dorme.
Queixa mais freqüente
Segundo informações da Sociedade Paulista de Medicina do Sono, a insônia é a queixa mais frequente dos portadores de distúrbios do sono. Estatísticas demonstram que de 30% a 40% dos indivíduos, em alguma fase da vida, sofrerão de insônia, ou seja, experimentarão dificuldade para pegar no sono ou para voltar a dormir se acordarem no meio da madrugada.
O ronco e a apneia
A segunda maior queixa, a mais enfatizada pelas pesquisas, refere-se aos distúrbios respiratórios do sono especialmente ao ronco e, pesquisando-se mais a fundo, à apneia que dele decorre. “A apneia é um dos principais distúrbios do sono, causada por alterações obstrutivas na faringe e no nariz”, explica Henderson Cavalcante, otorrinolaringologista do Hospital Bettina.
Acesso ao exame
Em princípio, serão realizados dois exames por semana e depois o atendimento será ampliado. Para ter acesso ao exame, a pessoa precisa ser encaminhada de uma unidade de saúde para o Bettina, onde o passará por uma consulta no Serviço de Otorrinolaringologia e, se for constatada a suspeita de distúrbio do sono, o paciente será encaminhado à realização do exame.


Fecomércio Pará
tem novo presidente

Sebastião de Oliveira Campos foi empossado, na última quarta-feira (4), como novo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pará. Ele venceu a eleição realizada no último dia 22 de maio. A cerimônia de posse aconteceu no Centro Cultural Sesc Boulevard, ocasião em que foram empossados os novos membros titulares, diretores e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio/PA).


Camila Larissa

A bela estudante de Publicidade Camila Larissa tem recebido muitos elogios por sua criatividade na confecção de artesanatos de biscuit.


Estratégias Eleitorais

O publicitário Diego Pereira esteve recentemente em Brasília participando do 11° Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), e reuniu profissionais que atuam no Brasil, América Latina e Europa.


Parabéns Thiago!
Quem somou idade nova ontem foi o advogado especialista em Direito do Trabalho Thiago Telles de Carvalho. Vai comemorar o aniversário em seu apartamento, ao lado da namorada Luciana Cavaleiro e de seus pais Aidê Carvalho e Osmundo Carvalho.


Casamento no Pier 47

Foram muito bonitas a cerimônia e a recepção do casamento de Amanda Brandão e José Luis Fonseca Jr., que aconteceram ontem no Píer 47. O evento contou com as presenças de familiares e amigos dos noivos.



PENSE NISSO

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca".
Clarisse Lispector

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