segunda-feira, 16 de junho de 2014

Boa educação também é competência




Conquiste o respeito de seus colaboradores, respeitando-os, e verá que a eficiência e a produtividade no local de trabalho vai melhorar. Essa opinião é ratificada pelo professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo. Ele garante que ninguém precisa ser chato, gritalhão, autoritário e rabugento para ser um chefe competente. “Contagiar a equipe com atitudes positivas exige boas maneiras e, acima de tudo, elegância.
 Parece incrível, mas em tempos tão cibernéticos como agora, ainda há profissionais que usam o grito e o medo para liderar equipes”. Augusto Cesar acredita que isso ocorra, “talvez, pela pressão sempre crescente por resultados, talvez por falta de educação mesmo. Mas, hoje em dia, com os recursos terapêuticos e de treinamento à disposição de todos, só é chefe chato quem quer”. Confira algumas sugestões úteis que líderes e liderados podem usar para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, por pior que esteja a situação da empresa.

1 - Não grite! Nada mais desmotivador e desnecessário do que o grito. Você acha que um profissional – independente da posição hierárquica – vai fazer melhor porque você ordenou algo aos berros? Que coisa mais pré-industrial! Gritos e impropérios não são mais aceitos e pesam contra o gritalhão. Podem, inclusive, redundar em processos por danos morais.

2 - Onde está a sua inteligência emocional? Em vez de gastar a garganta à toa, aprenda a ouvir a equipe e a entender o grau de motivação pessoal e profissional de cada um. Argumente com calma e, se possível, procure decisões de consenso.

3 - Um líder é, antes de tudo, um solucionador de problemas. Mas se começar a arrumar atritos para implementar a solução que considera adequada, você passa a ser um criador de problemas.
 Entenda que todos, inclusive você, têm limites. Não cobre dos outros o que você não consegue realizar. E, pode ser chato lembrar, um líder ainda é, antes de qualquer coisa, um operário-padrão. Dê bons exemplos para ser respeitado e seguido.

4 - Não se esqueça das palavras mágicas! BOM DIA! POR FAVOR! OBRIGADO! Três expressões que, desde a invenção delas, abrem portas aparentemente intransponíveis e promovem reações positivas no mais renitente dos seres depressivos.

5 - Autoestima é fundamental! Nem sempre a baixa estima do líder induz a maus resultados. Mas, com certeza, a alta estima faz a equipe inteira sentir que pode chegar aos céus com poucos passos. O líder com autoestima em dia transmite garra e otimismo, transforma o ambiente de trabalho e lidera com mais segurança e tranquilidade. Assim, não se descuide!

6 - Seja pontual. O líder não precisa ser o primeiro a chegar. De fato, por conta de compromissos variados, pode mesmo ser o último a iniciar o trabalho no escritório. Mas ele deve deixar claro que tem um horário de chegar e sair, todos os dias.

7 - Seja educado em todas as situações. Bons modos, acima de tudo! Mantenha a calma, o controle e o equilíbrio em momentos difíceis e embaraçosos, principalmente. Agindo sem irritação e com serenidade, PEDINDO em vez de MANDAR, você transmitirá serenidade e confiança para sua equipe de trabalho.

8 - Líder elegante sabe delegar. Delegue uma única vez ou à medida que o funcionário for realizando a tarefa. Seja qual for seu método, não faça do ato de delegar uma forma de chamar a atenção para si ou de privilegiar alguns membros da equipe. O líder deve ser o primeiro a evitar que se formem “panelinhas” na equipe.

9 - Desenvolva a inteligência emocional da equipe. Utilize sua sensibilidade para construir o respeito ao outro. Converse com todos sobre os assuntos mais importantes da empresa e do departamento. Saiba ouvir o que o funcionário tem a dizer. Critique na medida certa e elogie sempre que achar necessário.


SERVIÇO: www.augustolima.com.br


Niver de Leide
em clima junino
Leide Silva comemorou a chegada de idade nova neste sábado. Os festejos, cujo tema foi a Copa do Mundo em ritmo de "São João na Roça", contaram com a participação de familiares e amigos, que se deliciaram com comidas típicas da época, com direito a apresentação de quadrilhas juninas. Ela recebeu o carinho dos que a admiram por seu espírito de liderança e solidariedade humana universal, emoldurado por um bom humor ímpar, bom gosto refinado e criatividade a toda prova. Parabéns!


Aniversário de
Katia Pontes
A economista e administradora Katia Pontes aniversariou no último dia 11 e recebeu inúmeras felicitações de seus familiares e amigos, especialmente do TCM-PA, onde desenvolve suas atividades e é muito admirada por sua competência e força de trabalho.


Paris é cultura e história
A jornalista Edna Frazão, que desenvolve suas atividades na Universidade Federal do Pará, sente que não é mais a mesma após passar 15 dias em Paris, em viagem de férias, período em que conheceu a vida da “Cidade Luz”, com olhos de turista descobridor. Ficou encantada ao visitar os monumentos históricos, os museus e suas obras de arte, praças e outros espaços públicos muito bem preservados e conservados.


A beleza alegra a vida
Quem empresta sua beleza para a coluna deste domingo é a geóloga Lílian Paula, recentemente formada pela Universidade Federal do Pará e que atualmente participa do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) do Instituto de Geociências da UFPA, fazendo curso de pós-graduação. Sucesso!


ACONTECE

Memórias e sonhos de prostitutas
Resultado de quatro disciplinas do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Exposição “Memórias de Gaveta: prostitutas entre objetos e falas” tem como objetivo chamar atenção para o fato de que todos temos memória, sonhos e aspirações, independente da profissão que exercemos. A abertura da mostra aconteceu na segunda-feira, dia 9, na Galeria César Leite - Complexo do Vadião da UFPA, mas a exposição pode ser visitada até o dia 20 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 10h às 17h.


PENSE NISSO
No mundo corporativo atual, muito mais do que diplomas, você pode ser avaliado por suas boas maneiras no trato com sua equipe.

Professor Augusto Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário