domingo, 1 de junho de 2014

Coluna William Silva/Quadros Sociais - A importância do bom atendimento – Parte I





FIQUE ATENTO

A importância do bom atendimento – Parte I

Uma das coisas mais desagradáveis na vida é ser mau atendido. Esse tipo de mau exemplo que enfrentamos no dia a dia, seja em um estabelecimento comercial ou através de um prestador de serviços, geralmente é fruto da falta de educação, da ignorância (falta de capacitação e qualificação) ou do sentimento de frustração por parte da pessoa encarregada de atender ao público, pois, ao invés de tratar bem o cliente e de prestar um bom atendimento, de maneira dinâmica, com prontidão e excelência, parece preferir causar irritação e constrangimento através de um mal atendimento, fazendo com que o cliente se sinta desrespeitado. Ou seja, a pessoa responsável por conquistar e fidelizar o cliente faz exatamente o contrário.
O professor César Augusto explica que a palavra atendimento deriva do verbo “atender” e que atender representa a ideia de escutar o que alguém deseja ou precisa e dar-lhe um retorno positivo de forma que a pessoa sinta-se satisfeita e grata. O velho clichê que diz que o cliente tem sempre razão continua atualíssimo. E um cliente insatisfeito certamente vai procurar outra alternativa, o seu concorrente.
Segundo César Augusto, pesquisas indicam que 15% dos clientes direcionam sua escolha levando em consideração o critério do menor preço. Outros 15% mudam porque encontram um produto melhor. Já 21% se afastam do seu negócio pela falta de contato e atenção pessoal e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade. Ou seja, são 49% dos seus clientes que nunca mais irão procurá-lo porque foram mal atendidos. Confira outras observações interessantes do especialista em eventos, cerimonial e Protocolo Augusto César.

1 – Um cliente insatisfeito contamina até outros dez clientes. Se levarmos em consideração que apenas 4% dos clientes reclamam, significa dizer que não se tem informações sobre os efeitos negativos causados pelos outros 96% de clientes insatisfeitos.

2 – Clientes que tiveram suas queixas resolvidas contarão isso para três ou quatro pessoas.

3 – A fidelização do cliente é de importância fundamental, principalmente porque custa de cinco a seis vezes mais atrair novos clientes.

4 – A lealdade de um único cliente vale dez vezes mais do que conquistar outro cliente.

5 – O que vai diferenciar sua empresa de seu concorrente e agregar valor ao seu produto é a qualidade dos serviços prestados, tendo como item principal o bom atendimento.

*Na edição da próxima quinta-feira daremos continuidade a esse assunto de grande importância.




QUADROS SOCIAIS

UFPA forma novas museólogas
O Museu de Arte Sacra na Igreja de Santo Alexandre foi um local perfeito para a realização da colação de grau de oito formandas da Turma de Bacharelado em Museologia de 2010 da Universidade Federal do Pará. A Turma “Professora Mestre Marcela Cabral” foi a segunda do Curso de Museologia da UFPA, que é o único na região Norte e, junto com o curso de Museologia da UNIRIO, é considerado um dos melhores do Brasil, com nota 4 do MEC.
A outorga do grau aconteceu na terça-feira, dia 27, tendo como paraninfa a professora doutora Sue Costa, que representou o patrono, professor doutor Agenor Sarraf. A professora homenageada foi a mestre Cássia Paiva.
Colaram grau as seguintes formandas, acompanhadas de seus respectivos paraninfos: Bruna de Campos Antunes (Maria José de Campos Antunes); Doriene Monteiro Trindade (Benedita Alves Monteiro); Emilly Cristine Barbosa dos Santos (Ellison Cleyton Barbosa dos Santos); Glêice Stefani C. Costa (Maria Quaresma Costa); Jéssica Michelle Rosário de Paiva (Leandro Rosário da Cunha); Kaliane Barros de Souza (José Martins da Costa); e Renata Rodrigues Maia (Jackeline Rodrigues Maia).


ACONTECE

Histórias em Contadas

O Projeto Histórias em Contadas está levando muita alegria, cultura e diversão a colégios, hospitais, creches e outros locais públicos da cidade, pois utiliza técnicas teatrais, diversos recursos audiovisuais e com uma “pegada” contemporânea e animada.
Atualmente o Projeto está realizando a contação do texto de João Lenine “Quando o Bosque me Emboscou”, que narra as desventuras de um “humano” que se vê metido em grandes enrascadas nas alamedas do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.
Segundo Lenine, que também é o diretor do projeto, ao final da narrativa, o público participa de um animado quiz a respeito da aventura e ganha diversos brindes. Rick Niranda é o narrador, Lu faz a sonoplastia e Sílvia Teixeira responde pela produção executiva.
O Projeto Histórias em Contadas é patrocinado pelo Banco da Amazônia. As instituições que quiserem receber o projeto, gratuitamente, devem ligar para 8193 7622 ou 8222 3897 e agendar uma temporada. Vale a pena!


Concurso de redação

Será nesta terça-feira (3), às 9h, no Teatro da Estação Gasômetro – Parque da Residência, a cerimônia de premiação do Concurso de Redação “Mineração Sustentável. Um legado para a nossa gente”. Segundo o presidente do Simineral José Fernando Gomes Júnior, o concurso, que está em sua 3ª edição e é realizado em parceria com a Seduc, tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre a indústria de mineração no Pará e o aprimoramento da ação da escrita e da leitura. Os vencedores receberão valiosos prêmios.


PENSE NISSO

"Nada vale a vida quando é uma simples sucessão de anos. Vida é aquela em que se goza plenamente"

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