sábado, 7 de junho de 2014

A importância do bom atendimento – Parte II



Em continuidade ao artigo publicado na última edição da coluna, em que abordamos a importância do bom atendimento, que deve ser feito de maneira dinâmica, com prontidão e excelência, o professor Augusto Cesar dá mais exemplos do que deve e do que não deve ser feito para proporcionar um bom atendimento ao cliente, de forma a que ele sinta-se satisfeito e grato. Segundo o especialista em eventos, cerimonial e protocolo, o velho clichê que diz que o cliente tem sempre razão continua atualíssimo. Lembre-se, um cliente insatisfeito certamente vai procurar outra alternativa: o seu concorrente. Confira as dicas.

1 – Trate a todos como gostaria de ser tratado.

2 – Satisfaça cada cliente como se fosse o único.

3 – Seja cortês e sociável e, ao mesmo tempo, mantenha uma atitude positiva, simpática e natural.

4 – Seja tolerante e tenha boa vontade com os outros.

5 – Nunca julgue o cliente. Não deixe que ideias preconcebidas atrapalhem o atendimento.

6 – Pergunte ao cliente: “Em que posso ajudá-lo? Escute atento o que ele deseja, atenda-o com rapidez ou encaminhe-o corretamente para ser bem atendido.

7 – Se precisar fazer uma ponderação ou sugestão, espere o cliente terminar de falar. Nunca o interrompa por achar que já sabe o que ele quer.

8 - Preserve o espaço pessoal do cliente. Cuidado para não invadi-lo.

9 – Quando estiver atendendo um cliente, não se desligue do mundo. Você pode dar atenção a outro cliente, ainda sem atendimento, demonstrando que já percebeu sua presença e que em breve irá ajudá-lo.

10 – Dê sempre prioridade no atendimento para a pessoa que está à sua frente. Em caso de chamada telefônica, só atenda após pedir licença ao cliente e receber permissão dele.

11 – Se precisar contradizer ou discordar do cliente, seja sutil. Nunca diga “isso não é comigo” ou “isso não é do meu setor”.

12 – Se precisar dizer um “não” ao cliente, o faça de forma suave, evitando magoá-lo.

13 – Cumprimente com um tom alegre e gentil todo cliente que entra, inclusive o colega de trabalho. Jamais discrimine um cliente por sua aparência pessoal ou pela forma como está vestido.

*Na edição do próximo domingo publicaremos a terceira e última parte do artigo sobre esse assunto de grande importância.

SERVIÇO: www.augustolima.com.br


Um aniversário real

para a princesa Mel



Poucos podem se dar ao luxo de comemorar um aniversário em clima de realeza. No último domingo, o empresário Antônio Miranda demonstrou o carinho que sente por Mel, sua cadela de estimação, proporcionando-lhe um aniversário de princesa.

Em tempos em que os valores humanos são questionados, é cada vez mais verdadeiro o ditado que diz ser o cão o melhor amigo do homem. Quem tem um cão de estimação sabe como é a alegria que eles proporcionam e a felicidade de contar com a lealdade e o amor sincero que eles dedicam principalmente a seus donos.

A festa de Mel foi um luxo só. O acontecimento, muito bem registrado pela Quadros Eventos do expert Mário Quadros, contou com o toque especial do cerimonialista Fran Ferreira, da D+Eventos. A decoração teve a assinatura do designer Hélio Alvarez. A música foi comandada pelo DJ Piefe. A festa contou com a excelente performance do pessoal da academia de dança “Cris e Cadu”. Os convidados se deliciaram com bolos preparados por Milton Santos. Convites e brindes foram confeccionados por Marina Bendelach.



Heróis do Clima

O documentário Heróis do Clima, do diretor Fernando Segtwick, retrata a realidade dos catadores de materiais recicláveis no Pará, suas dificuldades e perspectivas. O documentário é uma realização da Hidro Alumínio Infinito, com produção da TV Norte Independente. A Hidro informa que as sessões de exibição do documentário acontecerão nos dias 7 e 8 próximos no Cinépolis Boulevard e nos dias 13 e 15 no Cine Olympia. Convites especiais estão sendo emitidos pela empresa.



Festa Junina
Acontece hoje, a partir das 17h, na sede campestre da Assembleia Paraense, a festa junina do Peteleco e Cemp. . O arraial junino, que fará um passeio pela cultura desta época do ano, com música, culinária e dança, homenageará também os 45 anos do Peteleco. No comando das ações, a gestora educacional, Tereza Resque (foto).


Copa do Mundo
No mês da Copa do Mundo, muitos estabelecimentos já começaram a definir os horários de funcionamento nos dias dos jogos da Seleção Brasileira. O IT Center, por exemplo, nos dias 12 e 23 de junho, abrirá as portas às 8h e fechará às 16h; e no dia 17, das 8h às 15h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário