domingo, 29 de junho de 2014

Elegância à mesa pode estar nos pequenos detalhes - Final




O professor Augusto Cesar reuniu mais algumas dicas sobre o que fazer ou não fazer em algumas situações em almoço ou jantar, como, por exemplo: não se deve nunca chegar atrasado, principalmente quando se é convidado pela primeira vez, para jantar na casa de amigos, mesmo que esteja levando um presente (chocolate, flores ou vinho), ou chegar na hora certa, mas de mãos vazias. Segundo o especialista em cerimonial, eventos e protocolo, é preciso ficar bem atento, pois sempre existe alguém observando nossos bons ou maus modos à mesa. Confira as dicas.

1 - E o que fazer com as mãos? Durante uma refeição, quando os talheres não estão sendo usados, o correto é deixar os antebraços na borda da mesa, nunca no colo. Também é possível pousar apenas um dos cotovelos na borda. As cadeiras de braço podem servir como apoio.

2 - Se você está com uma colher de sopa ou de sobremesa na mão direita, não deixe a esquerda no colo ou no braço da cadeira. Apoie o pulso ou o antebraço esquerdo na borda da mesa.

3 - Enquanto se mastiga, seguram-se os talheres sobre o prato. Só se coloca mais comida no garfo depois que se terminou de mastigar.

4 - E como comer a sobremesa com garfo e colher? Garfo e colher facilitam comer sobremesas como uma torta ou fruta servida com sorvete ou calda. A função do garfo, que fica na mão esquerda, é fixar o que será partido com a colher, mantida na mão direita. Com a colher se leva o alimento à boca e também se recolhe a calda. Depois de partir a fruta, pode-se deixar o garfo dentro do prato, à esquerda, virado para cima.

5 - Ao fazer uma parada no meio da refeição para beber, conversar ou usar o guardanapo, deixe os talheres dentro do prato, em diagonal, o garfo à esquerda virado para baixo e a faca à direita, com o lado cortante voltado para dentro. Depois que os talheres começam a serem usados, não voltam a tocar a toalha da mesa.

6 - E como pousar os talheres depois que terminar de comer? Coloque os talheres paralelos sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, vertical ou na diagonal, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita dele com o corte voltado para dentro. Se a sobremesa (um sorvete com frutas, por exemplo) foi servida de modo correto, isto é, numa taça sobre um pratinho, ao terminar de comer deixe a colher e o garfo no prato, a colher à direita e o garfinho à esquerda.

7 - Os canhotos que não conseguem cortar alimentos com a faca na mão direita esperam que o primeiro prato seja servido e então, com naturalidade, trocam de lado os talheres e usam a faca na esquerda e o garfo na direita. Com os copos fazem a mesma coisa. Quando terminam de comer, deixam a faca à direita do garfo, dentro do prato servido, como fazem os destros. A anfitriã que vai receber um canhoto pode dispor os talheres como ele vai utilizá-los: colher de sopa e faca à esquerda e garfo à direita. É uma deferência ao convidado.

SERVIÇO: www.augustolima.com.br



Linda homenagem para
Samira Nemer Pinheiro

Um maravilhoso café da manhã no restaurante Spazzio Verdi, na Braz de Aguiar, foi o cenário que reuniu a família Pinheiro para comemorar o aniversário de 60 anos de Samira Nemer Pinheiro, que ficou emocionada com as demonstrações de amor, respeito e admiração que recebeu de seu marido, filhos, noras, netos e amigos. A inesquecível surpresa foi preparada pelo esposo Everaldo Pinheiro, que esteve aniversariando no último dia 5.
Samira Nemer Pinheiro ouviu vários testemunhos de familiares mais próximos, parentes e amigos do quanto é querida, principalmente pela vida exemplar de esposa, mãe, avó e amiga, sempre com uma palavra de apoio e conforto, e exemplos de solidariedade humana. Vai aqui os parabéns da coluna. As fotos são da QUADROS EVENTOS.



ACONTECE

Empresário do Ano de Ananindeua

Jason Alexandre da Silva, empresário que atua no setor de móveis de escritório, leia-se Requinte Móveis, será agraciado hoje com o título de Empresário do Ano, concedido pela Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA). A distinção a Jason faz parte da premiação denominada “Melhores do Ano ACIA”, que já é reconhecida como uma ferramenta de valorização e reconhecimento dos empresários entre os mais dignos de Ananindeua.
Serão também homenageados Ruy Martyres de Oliveira, da Pronto Net, com o título de Jovem Empresário do Ano; e Márcia Cristina Pantoja Cesar, da Inovação Distribuidora, eleita Mulher Empresária do Ano.

LEGENDA: Jason Alexandre da Silva é o Empresário do Ano de Ananindeua




Comenda do Mérito Legislativo

Durante a sessão solene que comemora o Dia do Legislativo nesta quinta-feira, o prefeito do município marajoara de Bagre, Cledson Rodrigues (Foto), será agraciado com a “Comenda do Mérito Legislativo Newton Miranda”, a mais alta honraria do Legislativo estadual.



Dia da Agricultura Familiar

Como parte das homenagens alusivas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira, o Banco da Amazônia celebra o Dia da Agricultura Familiar com cerca de 300 agricultores vindos dos municípios de Abaetetuba, Igarapé-Miri, Castanhal, São Miguel do Guamá, Capanema, Bragança, Tomé-Açu, além de autoridades e executivos da Instituição. Haverá assinatura de contratos de Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), lançamento da logo e slogan da agricultura familiar, palestras sobre as linhas de disponíveis na instituição, apresentação dos resultados do Plano Safra 2013/2014 e diretrizes do Plano Safra 2014/2015 no Banco da Amazônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário