quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como usar corretamente o cartão de visita







Como usar corretamente o cartão de visita

O cartão de visita reflete sua imagem pessoal e profissional. Então, cuidado para não ter um cartão de visita com aparência de árvore de Natal, com muitos detalhes e bastante colorido. Que imagem você imagina que a pessoa que recebe esse tipo de cartão de visita vai ter do seu profissionalismo? O alerta é do professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, que, dando sequência às considerações publicadas na coluna passada a respeito do uso correto do cartão de visita, apresenta recomendações para você não fazer feio e agregar valor à sua imagem pessoal e profissional. Confira as dicas.

1 - O cartão deve ser sempre entregue na mão da pessoa, segurado pela parte superior, entre o polegar e o indicador dobrado, com o nome posicionado de maneira que possibilite sua leitura imediata.

2 - Ao receber um cartão, leia o que está escrito e se atenha ao nome da pessoa. Não há gafe maior do que receber um cartão, guardá-lo no bolso sem ler e depois perguntar o nome da pessoa. Cabe ao executivo mais graduado oferecer o seu cartão e pedir o do outro para um futuro contato.

3 - Os cartões devem ser entregues sempre no início das reuniões e ficarem à sua frente para lembrar os nomes e níveis hierárquicos. É uma forma de você se dirigir aos demais pelo nome. Uma gafe é esquecer-se de guardar o cartão recebido antes de ir embora.

4 - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se você trabalha em uma empresa, ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, o endereço com telefones e a direita seu e-mail. Se você é autônomo, seu nome e ocupação com os dados devem bastar. Nada de símbolos de profissões. Fotos nem pensar. Os cartões profissionais não devem conter o slogan da empresa. Dobrar a ponta também caiu em desuso.

5 - O telefone celular não deve ser impresso em cartões de visita, mas pode ser anotado. Isso não se aplica se o celular for corporativo ou institucional. Neste caso deve constar no cartão.

6 - O executivo deve ter também um cartão duplo, só com seu nome, sem cargo, para acompanhar presentes. Neste caso é praxe riscar o sobrenome com caneta para quebrar a formalidade.

7 - No trato social, o cartão da mulher só traz seu nome. É regra que nessas ocasiões a mulher não troca cartões com homens. Se conhecer um casal, ela dará o seu cartão para a outra mulher. No trato profissional, esta regra não se aplica.

8 - Porta cartões protege, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas. Invista em um, liso, de couro ou em um material mais resistente como metal prateado ou escovado.

SERVIÇO: www.augustolima.com.br



Renovação do amor
de Elizangela e Elcias

Elizangela de Sousa e Elcias Silva renovaram os votos de amor em bonita cerimônia realizada na Doce Encontro Recepções. O elegante evento que oficializou a união de Elizangela e Elcias foi iluminado pela alegria dos filhos do casal Fabrício José e Camila Beatriz e com a presença de familiares e amigos.


Presidente da ADVB-PA
visita Oswaldo Mendes

O recém-eleito presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Pará (ADVB-PA), Rubens Magno Junior, fez uma visita de cortesia ao fundador da ADVB-PA Oswaldo Mendes, proprietário da Mendes Comunicação, ocasião em que apresentou os projetos para a sua gestão e a composição da nova Diretoria Executiva da ADVB-PA.


Futura jornalista

Autêntica representante da mulher paraense, a bela Karla Sousa, acadêmica de Jornalismo, tem se esmerado em seus estudos com o objetivo de realizar um grande sonho: trabalhar na redação do Diário do Pará. Atualmente ela desenvolve suas atividades na recepção do jornal, onde é benquista por todos, não só por sua eficiência, mas por ser dona de uma enorme simpatia.


Alexandre Araújo vai
comemorar idade nova

Quem aniversaria no próximo sábado é o servidor público Alexandre Araújo, mas a comemoração em família e com alguns amigos acontecerá no domingo, quando receberá o carinho dos que o cercam e têm o privilégio de desfrutar de sua amizade.


18 anos de Evelyn Nunes

A estudante de Ciências Biológicas da Unama Evelyn Nunes comemora nesta sexta-feira seus 18 anos de idade.


ACONTECE

Show de Emílio Gomes

Emílio Gomes volta a se apresentar no Cassazum (Duque de Caxias com entrada pela Perebebuí) nesta sexta-feira, das 21h até até a meia-noite. Dono de uma voz encantadora, Emílio Gomes interpreta sucessos da MPB no melhor estilo voz e violão. Entrada franca.


PENSE NISSO

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor".
Joseph Addison

Nenhum comentário:

Postar um comentário