domingo, 3 de agosto de 2014

O lugar da mulher é sempre à direita do homem





O lugar da mulher é sempre à direita do homem

A posição da mulher em eventos sociais, seja como convidada, seja como atuante no cerimonial, ocupando um lugar ora à direita, ora à esquerda, sempre foi motivo de muitos comentários e opiniões, mas sem explicações devidamente fundamentadas historicamente em rito e tradição. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, lança uma luz sobre o assunto. Confira alguns esclarecimentos.

1 – A posição da mulher é, por direito adquirido, à direita do homem. Alguns tentam justificar dizendo que “fica melhor para o cerimonial” ou “eu aprendi assim e não vou mudar”

2 - Existem valores de hierarquia de cargos, patentes e funções; de valores morais, de classe, etc. que podem determinar a precedência. Porém, independentemente destes, a mulher é, segundo a Etiqueta e Boas-maneiras, mais importante que o homem. Este sempre se levanta ao cumprimentar uma mulher, como também o faz a alguém hierarquicamente superior.

3 - A primazia do lugar de honra (centro e à direita deste) e suas consequentes implicações no estabelecimento das precedências é um conceito e ensinamento tirado da Bíblia e assimilado pelas autoridades laicas mundo afora.

4 - Diversas passagens do Novo Testamento nos mostram claramente que o centro da autoridade é Deus. O centro é o lugar reservado para aquele que detém a autoridade máxima, seguido do lugar à direita deste, reservado a Ele (Jesus Cristo).

5 – Um exemplo bíblico: o evangelista Marcos, narrando a Ascensão de Jesus Cristo, disse: “depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16,19.

6 - Luis XIV criou o hábito de convidar pessoas de seu interesse e nobres muito abastados a participar de seus rituais cotidianos, como refeições, passeios, e até de momentos mais íntimos relacionados com suas necessidades fisiológicas. Aos mais honrados cabia o lugar à direita do rei por uma questão de deferência, e essas pessoas eram as primeiras a tomar seus lugares, seguidas das outras menos importantes. Esse hábito permanece até hoje - aos nossos convidados de honra é oferecido lugar à nossa direita.

7 - Como podem ver, o princípio “da direita” é milenar. Isso é precedência. Isso é primazia. Não aconteceu ontem. A mulher só perde seu lugar no meio corporativo e empresarial onde o que vale é a hierarquia do cargo e não a precedência do sexo.

SERVIÇO: www.augustolima.com.br



Thamyres no paraíso Alter-do-Chão

A jornalista Thamyres Nicolau desfrutou de inesquecíveis momentos de lazer nas águas do rio Tapajós, em Alter-do-Chão, em Santarém, ao lado de sua família. Nas fotos ela está com o pai, Arturo Gonçalves, a esposa dele, Aline Leite e os irmãos Fernando e Thierry Gonçalves.


Aniversário de Luis Cunha

O conselheiro Luis Cunha, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, aniversariou no último dia 29 e recebeu inúmeras felicitações pela passagem de se aniversário.


Bernardo comemora seu primeiro aninho

Bernardo Estrela era uma alegria só na festa em comemoração de seu primeiro aninho de vida. O aniversário, organizado pelo pais Lendel Marques e Thayna Estrela, e também pelo padrinho, Adriano Cavalcante, aconteceu no último dia 17, quando o aniversariante e seus pais receberam os convidados, em Belém.

Com uma bela decoração e animação contagiante, os amiguinhos de Bernardo se divertiram a valer ao som da galinha pintadinha. Não faltaram elogios dos convidados ao jovem casal Thayna e Lendel.



ACONTECE

Conservação da Amazônia

Recente pesquisa realizada pela fundação americana Gordon e Betty Moore, que realiza investimentos na região há mais de uma década, constatou que o Fundo Vale, criado por iniciativa da Vale, figura entre as 10 instituições que mais têm destinado investimentos para conservação da Amazônia nos últimos anos. O estudo também mostrou que o Fundo Vale é a única instituição do setor privado a constar na lista e concluiu que, entre 2007 e 2013, foram investidos mais de US$ 1,34 bilhão de dólares por 24 instituições dos setores público e privado, incluindo governos, fundações, Organizações Não Governamentais (ONGs), agências bilaterais e instituições multilaterais. Os maiores financiadores de projetos são governos nacionais e subnacionais, com 32,4% dos investimentos.


PENSE NISSO

"É desta massa que somos feitos? Metade de indiferença, metade de ruindade?
Ensaio Sobre a Cegueira ( José Saramago)

3 comentários:

  1. A mulher sempre a direita do homem!
    Sua afirmação está correta, porem a explicação é duvidosa. Tecnicamente o homem usou durante milênios o escudo na mão esquerda por razões biológicas e eficiência em proteger o coração. Seres vivos são dados como morto (ex. morte cerebral não permite enterro).
    Atenção não a limitação para o cérebro, ele tem eficiência em coordenar qualquer membro independentemente da posição do membro, a posição sofre interferência na ação. Ex. sacar uma arma/espada posicionada na cintura do lado esquerdo com a mão esquerda é complicado e muito mais demorado, se a mesma for sacada (estando na esquerda) com a mão direita é muito mais rápido; Já o escudo colocado no braço do lado direito levará muito mais tempo para chegar ao lado do coração do contrário em se tratando de proteção no braço esquerdo, é só levantar o braço e ele cobrira o coração, não necessita cruzar o corpo todo (a defesa sempre está de prontidão).
    Não há razões cientificas/biológicas significantes que explicam ser DESTRO o ANDESTRO a não ser as razões das necessidades de sobrevivências. Devido nossos ancestrais, nossa cultura/raízes os costumes só mudarão em função de sobrevivência. Observe as ações nos dias de hoje de lutadores destros e verá que instintivamente ele defendera com o braço esquerdo e atacara com o direito.
    O homem na verdade não protege a mulher por razões sentimentais e sim por razões de sobrevivência da espécie/raça, o limite na procriação BIOLOGICAMENTE está na Fêmea/mulher a mesma não consegue ter cem filhos em um ano e o homem biologicamente sim.
    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "biologicamente" o coração não está tanto a esquerda como pensam a diferença é de poucos centímetros, o homem defende a mulher pq ele é mais forte", a mulher protege a criança pq é mais forte", outro ponto é o sentimento de pertence, o homem em relação a mulher e a mulher em relação ao filho e vice versa como algo hierárquico inconscientemente, como em casos que a mulher defende o homem, a fato da destreza é pelo fato de um dos hemisférios do cérebro acabar sendo mais estimulado que o outro por algum motivo, exemplo poucas crianças utilizam predominantemente uma das mãos como os adultos pois só após ser ensinada que a "mão" correta seria a direta para escrever e etc que o fazem, em testes crianças ensinada a escrever com as duas acabam escrevendo igualmente com as duas, como a sociedade precisa de padrões acabaram estabelecendo esses padrões, como mão de transito, escrever com a direira a fim de não borrar a tinta fresca, ferramentas e etc, alguns dizem que a ambidestria atrapalha o reflexo, pois o cerebro acostumado reage mais rapido ao se habituar a um lado predominante, ex um jogador ao chutar uma bola sendo destro apenas chuta, o ambidestro tem a decisão de qual pé utilizar e etc, a mulher estar a direita de um homem destro pode ser puxada mais rápido do que a esquerda, livrando de algum ataque, "biologicamente" cada um se protege em primeiro instante e após isso defende outro ser ou outra coisa

      Excluir
  2. Quanto mais estável for a sociedade menos haverá diferenças entre sexo, sexo biologicamente é somente para procriar em meios/situações arriscadas, alguém tem que proteger a cria enquanto outro luta contra o predador, a razão da luta contra homofobia tem raízes muito mais forte na vida do que no apelo sexual ou seja a vida é soberana e independe do sexo.

    ResponderExcluir